Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Posso tomar chá na gravidez? Sim ou não?

Posso tomar chá na gravidez? Sim ou não?
Comunidade Materna
abr. 3 - 4 min de leitura
000

Quem não gosta de um refrescante chá gelado no calor ou um delicioso chá quentinho no inverno? O fato é que os chás agradam muita gente e são extremamente saborosos, mas será que tomar chá na gravidez não faz mal?

Por mais que a bebida seja deliciosa, quando se está gravida algumas coisas podem mudar um pouco de figura e todo cuidado é pouco. Durante a gravidez surgem muitas dúvidas e o que é permitido ou não comer e beber é uma delas, afinal existem mesmo substâncias que não são nada indicadas para as gestantes e nem para o bebê.

Os cuidados que as grávidas devem ter na gravidez vão muito além de só tomar o poderoso ácido fólico e é preciso estar atento para conhecer o que pode ser benéfico e o que pode oferecer riscos tanto para a mamãe quanto para o feto.

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, revelou que as gravidas americanas tomam chá com maior frequência durante o primeiro trimestre de suas gestações, período mais crítico para isso, afinal, o bebê está em formação.

O que muita gente não sabe é que alguns chás podem, inclusive, ser abortivos, enquanto outros contém uma grande quantidade de cafeína, que não é recomendada durante a gravidez.

Porém, nada disso quer dizer que a mulher não pode tomar chá na gravidez, apenas que há alguns deles não são indicados para esse período, entendeu?

Quais os chás posso ou não posso tomar na gravidez?

Sim! A grávida pode sim tomar chá na gravidez, entretanto o ideal é optar por chás claros e eles não devem ser consumidos todos os dias. Os mais indicados para as gestantes são aqueles que possuem efeito calmante, como o chá de erva cidreira e erva doce.

Então, se você gosta e quer tomar chá na gravidez, veja a lista de chás que podem ser tomados sem restrição, porém, como já foi dito, não todos os dias.

  • Chá de camomila: propriedades calmantes e digestivas
  • Erva-doce: propriedades calmantes e digestivas e estimula a produção de leite materno
  • Erva-cidreira: propriedades calmantes e digestivas
  • Capim-limão: propriedades calmantes e digestivas
  • Frutas vermelhas: não é comprovado mas acredita-se que ele ajuda a tonificar os músculos do útero, contribuindo para o trabalho de parto.

Alguns outros chás não devem ser consumidos, pelo fato de terem uma dose mais alta de cafeína ou estimularem as contrações. Isso porque a cafeína é um estimulante, podendo deixar a grávida e o bebê agitados e elevar a frequência de batimentos cardíacos. Então, se você quer tomar chá na gravidez, tudo bem, mas evite esses:

  • Chá preto, mate, branco e verde: são chás que contém propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e podem causar palpitações cardíacas pois elevam a frequência de batimentos.
  • Chá de boldo: muito consumido para ajudar com distúrbios gástricos ele possui efeitos tóxicos graças a presença de uma substância chamada ascaridol e pode, inclusive, causar abortos.
  • Chá de hortelã: desestimula a produção de leite materno, devendo ser evitado não somente durante a gravidez como também depois.
  • Chá de cravo-da-índia: embora tenha efeitos relaxantes esse chá também deve ser evitado.
  • Chá de canela: pode provocar uma contração da musculatura uterina e diminuir o fornecimento de sangue ao útero.
  • Chá de confrei: efeitos abortivos
  • Chá de gengibre: nem em chá, nem em raiz pois o gengibre possui efeito abortivo e deve ser evitado.

Por fim vale lembrar que o melhor a fazer é sempre procurar o aconselhamento do seu médico se quiser tomar chá na gravidez. Aproveite!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você