Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os pais no Isolamento social: Uma nova perspectiva da família.

Os pais no Isolamento social: Uma nova perspectiva da família.
Comunidade Materna
ago. 11 - 3 min de leitura
000

Sempre ouvimos a famosa frase “não basta ser pai, tem que participar”, logicamente, para muitas famílias, a rotina de trabalho do pai normalmente torna esta participação um pouco menor, mesmo que a realidade de muitas famílias já tenha mudado muito nos últimos anos e muitos pais, tem um papel mais direto e ativo na vida dos filhos. Mas como o isolamento social tem mudado a perspectiva a respeito das famílias?

Sabemos que culturalmente o cuidado com os filhos é ligado às mulheres, que desde crianças brincam de boneca e casinha e mesmo sem intenção de ferir o orgulho feminino ou de impor essa cultura que pode ser vista como machista, muitos homens se acomodam a esta cultura e deixam que a mulher tome a frente quando o assunto são as crianças, sendo assim, em muitas casas ainda é a mãe que cuida da comida, das roupas, das tarefas e da histórias antes de dormir dentre outras coisas.

O que ocorreu no isolamento é que os pais passaram a ver a “mágica” acontecendo, passaram a compreender melhor todo o tempo e esforço que demanda o cuidado com os filhos e passaram então a realizar junto muitas das atividades que antes ficavam somente com a mãe, a parte dos pais que não se envolvia, acabou tendo uma relação mais estreita, muitos se aproximaram mais de seus filhos e se envolveram tanto nos cuidados como também nas brincadeiras e nas tarefas escolares, claro que  isso vale também para mães que trabalhavam fora o dia todo e agora estão literalmente mais pertinho, algumas mães inclusive comentaram: “descobri que o problema não eram os professores”.

Queira ou não a quarentena do COVID-19 deu a oportunidade de uma maior convivência das famílias, quem sabe até de alguns pais conhecerem seus filhos e os filhos conhecerem os pais. Muitas crianças têm comentado: “gostei da quarentena porque pude ficar mais tempo com meus pais”. Pode ser muito desafiador, mas vale fazer deste tempo, uma oportunidade, algumas atividades em família podem ser proveitosas e aqui vão umas dicas:

  • Ver ou organizar fotografias antigas (os pais podem contar histórias de quando tiraram as fotos).

  • Jogos em família (que tal ensinar os pequenos a jogar STOP?).

  • Acampar na sala de casa.

  • Criar uma gincana da família.

Você pode ver outras dicas de atividades no nosso artigo 30 dicas do que fazer com as crianças na quarentena do Coronavírus

Conta para nós nos comentários como tem sido esta experiência para sua família.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você