Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

30 dicas do que fazer com as crianças na quarentena do Coronavírus

30 dicas do que fazer com as crianças na quarentena do Coronavírus
Comunidade Materna
abr. 7 - 13 min de leitura
000

Fomos pegos de surpresa pela quarentena do Coronavírus, ter as crianças em casa por causa do COVID-19 não é como nas férias, que já temos em mente e planejamos com antecedência.

E mesmo que as crianças estejam em casa, não é simplesmente férias, então o que fazer? Como aproveitar melhor este tempo? E o que não devemos fazer? São muitas questões que nos assustam, mas como ajudar nossos filhos a passar por este momento tenso?

O que não fazer!

Aqui temos alguns lembretes apenas das coisas que não devemos fazer:

  • Sair de casa com eles (somente se for caso de extrema necessidade).

  • Chamar amiguinhos para brincar em casa.

  • Abraços, apertos de mão e beijinhos (procure evitar).

  • Se desesperar.

Sabemos que pode ser assustador, as crianças cansadas de ficar em casa e a rotina toda bagunçada, mas não esqueça que como as crianças reagem, depende em grande parte de como os pais estão reagindo a este momento.

É como nos filmes “A vida é Bela” ou “A procura da Felicidade”, os pais fazem o melhor que podem para que aquele momento não fique marcado de forma negativa na vida das crianças. Então uma dica bônus é: Não entre em pânico, para que eles não entrem em pânico! 

Como eles vão lembrar desta quarentena, depende somente de nós! E para ajudar, vamos às preciosas dicas:

Dica 1 - Organizem-se (para todas as idades)

Pode não ser a coisa mais divertida, mas organizar uma rotina diária e semanal, dá uma sensação de segurança, de saber o que está por vir nos próximos dias então, mãos à obra, você pode fazer junto com as crianças um calendário das tarefas de cada um onde poderá incluir as tarefas domésticas (de acordo com cada idade), horário para estudo, horário de brincar e atividades em família.

Dica 2 - Dê responsabilidades para cada criança (para todas as idades)

Todos estão em casa, então todos devem ajudar a manter a casa “em pé” não é mesmo? Os menores podem ajudar a guardar os brinquedos por exemplo, e conforme a idade as responsabilidades vão aumentando, arrumar a cama, guardar as roupas, ajudar na louça e assim por diante.

Dica 3- Use a tecnologia com sabedoria (para todas as idades)

Eu sei, a vontade que dá é de deixar eles com celular, tablet, vídeo game ou TV o dia todo para poder respirar, mas é comprovado que o uso da tecnologia, especialmente na hora que antecede o sono, é prejudicial pois os deixa agitados, então, planeje os horários para o uso desses recursos.

Dica 4- Cozinhem juntos (maiores de 2 anos)

Fazer o momento da culinária pode ser algo muito prazeroso, os favoritos normalmente são os biscoitos, pois as crianças gostam de brincar com a massa e modelar os biscoitos em diversos formatos. Você também poderá preparar um bolo junto com as crianças ou os sanduíches para o lanche. Pode ser até mesmo parte da rotina, eles auxiliarem no preparo do lanche da tarde.

Dica 5- Jogo da Hidratação (para todas as idades)

Não esqueça que é muito importante que as crianças permaneçam hidratadas, então, você pode ajudar criando um jogo onde a meta é chegar às 4 garrafinhas (500 ml) no final do dia, quem conseguir, ganha uma estrelinha, por exemplo.

Dica 6- Roda de conversa (para todas as idades)

Você pode ter um momento diário de conversa com as crianças, perguntando o que mais gostaram naquele dia e ideias do que poderiam fazer nos outros dias em casa, deste momento podem surgir ótimas ideias, faça uma lista com eles, pode ajudar nos momentos em que se sentirem entediados.

Dica 7- Horário de Estudo (a partir dos 5 anos)

Vocês podem revisar os conteúdos da escola durante 40 minutos a uma hora por dia. Mas nesse horário, especialmente para os alfabetizados, é possível fazer diversos cursos on line… que tal aproveitar a quarentena para aprender uma coisa nova?

Dica 8 - Estudem um idioma (a partir dos 7 anos)

Se seus filhos já estão em aulas de idiomas, revisar o conteúdo das aulas também é importante, mas vocês podem também aprender um idioma juntos, aplicativos como o Duolingo, são gratuitos e parecem até mesmo um joguinho com conquistas e ranking de pontuação. Pode ser uma atividade divertida para a família toda tirar um tempo para aprender um idioma juntos.

Dica 9 - Acampamento (para todas as idades)

Imaginação é tudo em tempos como esse, então vocês podem planejar o dia de acampamento e montar barracas (de verdade ou de lençol) na sala, preparar um lanche especial e contar histórias, vai com certeza ser muito divertido acampar dentro de casa!

Dica 10 - Cineminha (para todas as idades)

Simples e fácil, não é mesmo? Você pode levar todos os colchões para a sala de TV, preparar pipoca e assistir um filme em família.

Dica 11 - Jogos de Tabuleiro (a partir dos 4 anos)

Sabe o monte de jogos que está lá guardado? É hora de eles serem nossos aliados! Pode ser um momento diário de jogos, você pode escolher um que seja adequado para a idade de todas as crianças ou tirar um tempo com os mais velhos se for um jogo mais elaborado.

Dica 12 - Quebra cabeças (a partir dos 4 anos)

Existem quebra cabeças para praticamente todas as idades, se você tiver crianças maiores, que tal um desafio de montar um daqueles de 1000 ou 2000 peças? Todos os dias vocês podem montar um pouquinho.

Dica 13 - Exercício Físico (a partir dos 7 anos)

É comprovado cientificamente que o exercício físico diminui o stress, e cá entre nós, também usa um pouco da energia deles, não é mesmo? Você pode criar circuitos dentro de casa com “obstáculos”, usando almofadas para saltarem, por exemplo. Também podem pular corda, fazer alongamentos, fazer uma aula de dança pelo YouTube, dançar com o aplicativo para celular do Just Dance Now (ou usar o just dance no Xbox, se tiver e no caso de ter um videogame com jogos de esportes, essa é a hora de aproveitar o máximo!) No YouTube também tem aulas de dança de todo tipo e de algumas outras modalidades vale aproveitar os professores on-line!

Dica 14- Leitura (para todas as idades)

Você sabia que o Google Livros tem diversos livros grátis para crianças? Pode ser uma opção interessante, mas quem não tem um monte de livros não lidos em casa né? De repente é a hora de começar um livro grande com as crianças, lendo um pouquinho todos os dias. Eu apostaria nos clássicos, segue listinha básica:

  • Alice no País das Maravilhas, 

  • Crônicas de Nárnia, 

  • Fantástica Fábrica de Chocolate, 

  • O Bom Gigante Amigo;

  • Pollyana

  • Matilda

  • O polegarzinho

  • As aventuras de Robson Cruzué

  • O pequeno Príncipe

Dica 15 - Oficina de fantoches (a partir de 2 anos)

Vocês podem criar fantoches de meias, afinal, quem não tem aquele pé de meia sobrando na gaveta, não é mesmo? Também é possível fazer dedoches ou fantoches de palito e depois apresentar uma história com seu próprio fantoche. No caso das crianças menores, precisarão da sua ajuda, mas também vão se divertir.

Dica 16 - Massinha caseira (a partir de 2 anos)

São diversas as receitas na internet, vocês podem fazer a massinha juntos e depois brincar com ela, para tornar mais divertido, você poderá propor desafios sorteando o tema que deverão modelar (animais, comida, objetos…)

Dica 17 - Oficina de dobradura (a partir de 2 anos)

Estão disponíveis muitos modelos de dobraduras na internet, você pode selecionar alguns e desafiar as crianças a fazer, no caso dos pequenos, com sua ajuda sempre!

Dica 18 - Show de talentos (todas as idades)

Que tal cada criança apresentar seu talento? Marque um dia para o show e deixe que eles se preparem, tirando um tempo todos os dias para ensaio, vale cantar, dançar, tocar um instrumento, fazer um teatro… vai ser uma atividade divertida, vale a pena filmar para guardar ou enviar para os avós ou tios, com certeza eles vão amar receber um vídeo das crianças! Ajude os menores para que eles também participem, mesmo que tocando um instrumento de brinquedo.

Dica 19 - Uma noite no Museu (Para todas as idades)

Que tal visitar um museu? Agora existem diversos museus que disponibilizam o tour virtual, você pode visitar um deles com as crianças e depois criar com eles suas próprias obras de arte utilizando materiais recicláveis.

Dica 20 - Caça ao Tesouro/ Safari (Para todas as idades)

Você pode criar sua própria caça ao tesouro para brincar com as crianças, esconda algo e coloque dicas pela casa, as crianças vão amar procurar. O Safari também é uma opção divertida, onde você pega todos os bichos de pelúcia e esconde pela casa para as crianças procurarem.

Dica 21 - Conversa com os amigos e familiares (Para todas as idades)

Temos diversos aplicativos para videochamadas, que tal todos os dias escolher alguém para conversar, perguntar como estão e contar sobre todas as atividades legais que temos feito? De repente são dicas importantes para nossos amigos e familiares também.

Dica 22- Karaoke (Para todas as idades)

No Aplicativo Smule, você e as crianças poderão cantar as mais diversas músicas, pode ser divertido experimentar, existe inclusive uma sessão só das músicas de filmes da Disney, então “Let it Go!”

Dica 23 - Teatro em família (Para todas as idades)

Vocês podem criar um roteiro, figurinos, cenário e fazer uma peça teatral, ja pensou que divertido? Não esqueçam de gravar para assistir depois!!!

Dica 24 - Desenhar e pintar(Para todas as idades)

Nunca sai de moda, e claro, não poderia faltar na nossa lista! Separe papel, lápis de cor, giz de cera e canetinhas, se tiver cartolina ou um papelão grande, também vale para fazer “quadros”. Se tiver tinta, pode fazer um dia especial de pintura a guache. depois podem expor seus desenhos!

Dica 25 - “Viaje” pelo Google Earth depois façam uma maquete (Para todas as idades)

Pelo Google Earth, vocês podem visitar o mundo todo, podem ver a Muralha da China e as Pirâmides do Egito, a Torre Eiffel e outros monumentos históricos, pode ser uma ótima atividade em família, que tal escolher um dos monumentos famosos e fazer uma maquete dele?

Dia 26 - Faça Relaxamento (Para todas as idades)

Meditação, mindfulness e ioga são boas opções para o relaxamento, existem diversos exercícios no youtube, aproveitem! Especialmente antes de dormir o relaxamento é muito importante!

Dica 27- Crie um Dicionário (Maiores de 7 anos)

Cada criança monta um livrinho e faz a capa, depois, todos os dias, incluam 3 novas palavras em seus dicionários. Vocês podem contar um ao outro as palavras novas na roda de conversa.

Dica 28 - Dublagem (Maiores de 6 anos)

Escolham um desenho, coloquem no modo mudo, e façam a dublagem das cenas, é muito engraçado!

Dica 29 - Façam uma maratona de uma série juntos

Escolham uma série que todos gostem e maratonem juntos, todos os dias um ou dois episódios. (Na Amazon Prime tem diversas séries infantis legais, destaque para “Just Add Magic”)

Dica 30 - Aprendam algo novo (toda a Família)

Essa dica vale para todos, vocês podem fazer um curso de artesanato, de costura, de fotografia e muitos outros através de sites e aplicativos, vale investir seu tempo e adquirir uma nova habilidade! Que tal se todos conversarem sobre isso, cada um escolhe um curso para fazer e o desafio será concluir até o final da quarentena? Assim cada um vai terminar a quarentena com uma nova habilidade!

E então, gostou das dicas? Aproveite ao máximo o tempo com eles, mesmo que o motivo seja ruim, que a razão da nossa alegria seja estar um tempo a mais com nossos pequenos! Eles vão crescer rápido, esta é uma oportunidade de ficarmos próximos!

Tem outras ideias? Coloque nos comentários, vamos compartilhar as dicas!

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você