Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Obesidade X Fertilidade

Obesidade X Fertilidade
Comunidade Materna
fev. 18 - 2 min de leitura
000

A obesidade pode dificultar a gravidez? Sim o excesso de peso pode gerar algumas dificuldades para a mulher engravidar. Claro que uns quilinhos extras não afetarão a saúde da mulher, mas o excesso de peso sim, este pode contribuir e muito para uma dificuldade de engravidar.

O acúmulo de gordura traz de uma maneira geral um grande dano ao organismo incluindo os ovários e alterando todo o processo de produção de hormônios que são essenciais para um bom desenvolvimento dos óvulos e fertilidade.

Um dos hormônios afetados pela obesidade é a insulina, que pode levar à Síndrome do Ovário Policístico. A mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos. O principal problema que este desequilíbrio hormonal provoca está relacionado com a ovulação. A testosterona produzida pela mulher interfere nesse mecanismo e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade da incidência de cistos, porque eles resultam de um defeito na ação dos hormônios do ovário, impedindo a ovulação. 

Leia também: Como calcular o período fértil da mulher?

Outro hormônio prejudicado pelo excesso de gordura é o estrógeno, que é fundamental para regular a ovulação e é também responsável pela liberação do hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH), essenciais para o desenvolvimento de óvulos. Se uma mulher tem gordura corporal em excesso, seu corpo também produz uma maior quantidade de estrógeno e começa a reagir como se estivesse controlando a reprodução, limitando as chances de gravidez. 

Já nos homens, a obesidade também atrapalha a fertilidade. Ela influencia a produção de testosterona, o que pode afetar a vitalidade dos espermatozoides e também o desejo sexual.

Não é uma questão de estética e sim de saúde, alcançar o peso ideal é muito importante para quem esta planejando uma gravidez, tão importante quanto tomar vitaminas ou fazer exames indicados, o ideal e recomendável se este for o seu caso é procurar por um especialista, nutricionista, endocrinologista ou educador físico.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você