Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como calcular o período fértil da mulher?

Como calcular o período fértil da mulher?
Comunidade Materna
mai. 26 - 6 min de leitura
000

Você quer engravidar e está em dúvida sobre como calcular seu período fértil? Ou, quer evitar a gravidez e quer entender melhor esse período de maior fertilidade? 

Entenda melhor o que é o período fértil 

O período fértil é o período em que a mulher ovula, onde as chances de engravidar maiores. É nessa fase que um dos ovários libera o óvulo, isso acontece por volta de 14 dias antes de ocorrer a próxima menstruação. Durante a ovulação, ocorrem intensas modificações em todo o organismo, que, às vezes, podem ser sentidas, como por exemplo, o aumento da secreção vaginal e o aumento da libido.

Que mudanças hormonais ocorrem durante o período fértil?

Há várias modificações no organismo como, por exemplo, um simbólico aumento da temperatura basal, que varia de 0,3 a 0,8 grau. Esse aumento não dá para ser sentido, só pode ser percebido se medirmos essa temperatura. 

Além disso, 25% das mulheres sentem, no período próximo da ovulação, cólicas muito leves ou dores no abdômen, que podem surgir do lado correspondente ao ovário que irá expelir o óvulo e podem durar alguns minutos ou algumas horas. É um fenômeno que os ginecologistas chamam de dismenorreaintermenstrual

Existem algumas estratégias para ver se você está realmente no período fértil, como, por exemplo, observar a textura do muco vaginal para perceber as mudanças ocorridas no organismo. Essas estratégias são consideradas 75% eficazes. Trata-se de verificar, de fato, a coloração e a consistência do muco vaginal para saber se você se encontra dentro ou fora do período fértil, em algumas fases de ocorrência ou não da ovulação. São estas as fases:

  1. Fase pré ovulatória:
    Logo após o término da menstruação, quando caem os níveis de estrógeno e progesterona, algumas mulheres não são férteis, pois não liberam o muco, ou o secretam muito pouco. Nessa fase, o muco se encontra grosso, opaco (branco ou amarelo), pastoso e se quebra quando esticado. Quando a mulher possui um ciclo menstrual muito curto, a fase pré ovulatória é ausente ou reduzida durante alguns dias.
     
  2. Fase ovulatória ou período fértil:
    À medida que a ovulação se aproxima, as criptas cervicais produzem uma maior quantidade de muco que, a cada dia que passa, vai ficando mais fino, líquido, leitoso e escorregadio, tipo uma “clara de ovo”. Isso ocorre em razão do aumento da produção de estrógeno, e a mulher pode notar uma sensação de umidade (sinal de fertilidade). No período mais fácil para engravidar, o muco fica transparente, claro, escorregadio e elástico, quando em contato com os dedos, indicando que a ovulação está por vir. Quanto mais elástico esse muco estiver, mais fértil a mulher estará. O dia do ápice da elasticidade do muco corresponde ao pico da secreção de estrógeno e, fisiologicamente, antecede a ovulação por apenas três dias.
     

  3. Fase pós ovulatória:
    Aproximadamente quatro dias após o dia do ápice da elasticidade do muco, e também por causa do aumento dos níveis de progesterona e da diminuição de estrógeno, o muco diminui, volta a ser opaco e perde a elasticidade. Esse período já não é mais fértil e a mulher entra no chamado período "seco" ou pós ovulatório, que vai até o fim do ciclo menstrual. 

Como calcular o período fértil?

Para fazer esse cálculo, considere que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Dessa forma, para saber quando você está no período fértil, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher. Mas isso só é válido para a mulher que possui um ciclo menstrual regular.

Calcular o período fértil de um ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar; pois, como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem não dar certo.

No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular, anote, durante um ano, em uma agenda, a duração de cada menstruação e depois subtraia 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo. Desse jeito:  Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais eficaz de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam ter um bebê é recorrer ao teste de ovulação que se compra em qualquer farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante a uma clara de ovo.

Existe um método alternativo para detectar a ovulação?

Sim. Em casos de infertilidade, existem as ultrassonografias seriadas. É uma  metodologia que vem se tornando mais usada, quando existe a  dificuldade de gravidez, mas com acompanhamento médico.

Através de uma sequência de ultrassonografias transvaginais, que começa ainda no período menstrual e é repetida em um intervalo de poucos dias, o médico observa as alterações nos ovários e no endométrio, durante o ciclo. 

Dessa forma, o ginecologista pode calcular, com mais precisão, quando a ovulação está prestes a acontecer. Um dos ovários pode aparecer ligeiramente mais volumoso e o endométrio fica mais espesso.  E então o médico pode orientar você a manter relações sexuais no momento mais propício, além de observar seu ciclo para ver se há algum problema de fertilidade.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você