Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que você precisa saber antes de engravidar

O que você precisa saber antes de engravidar
Comunidade Materna
mai. 16 - 4 min de leitura
000

Ficar grávida é simplesmente uma das melhores coisas na vida de uma mulher, tornar-se mãe é simplesmente incrível.

Mas engravidar requer uma série de cuidados, não é simplesmente ficar grávida e pronto é preciso garantir que tudo esteja em ordem para viver esta experiência, é preciso dedicar tempo e atenção para formar uma nova família, afinal a chegada de um filho é sempre muito importante.

Aumente as chances de engravidar!

Algumas mudanças no estilo de vida precisam acontecer para que tudo aconteça na mais perfeita ordem, é necessário levar algumas coisa em consideração:

Ginecologista – Obstetra

O ideal é que quando estiver tentando ficar grávida converse com seu médico sobre o assunto para que ele possa avaliar sua saúde antes de engravidar e já entrar com as vitaminas necessárias. A escolha do obstetra é muito importante já que ele vai te acompanhar por praticamente 12 meses (antes da concepção, durante o pré-natal e no pós-parto).

Alimentação

Cuidar da alimentação e do peso é muito importante antes da concepção e durante a gestação, consulte um nutricionista, pois se você quer engravidar e esta abaixo do peso é recomendável ganhar uns quilinhos para não afetar no ciclo menstrual. Se estiver acima do peso o ideal é perder os quilinhos antes de engravidar.

Perder peso fará com que você sinta-se melhor durante a gestação, além de diminuir as chances de desenvolver pressão alta, diabetes gestacional ou ter parto prematuro. A perda de peso precisa ser antes da concepção já que durante a gravidez ter uma dieta restrita pode prejudicar o bebê. Coma de forma saudável e faça exercícios moderadamente, isto ajuda a aumentar as chances de engravidar.

Álcool e Cigarro

É necessário dizer adeus aos maus hábitos, fumar e ingerir álcool são extremamente prejudiciais ao bebê que pode nascer com deficiência mental e problemas cardíacos. Tenha em mente que antes de engravidar é preciso parar de fumar e não consumir álcool por mínima que seja a quantidade. É aconselhável reduzir o consumo de cafeína, pois ela afeta a fertilidade.

Leia também: É possível escolher o sexo do bebê?

Vitaminas antes e durante o pré-natal

O ácido fólico é o suplemento mais importante para mulheres que desejam engravidar, ele ajuda a prevenir doenças congênitas no bebê, alguns médicos recomendam tomar até dois anos antes da concepção.

Pode ser necessário tomar algumas vacinas antes de engravidar e ser feito alguns exames genéticos para identificar doenças hereditárias, isto pode variar de paciente para paciente.

Saúde do Seu Parceiro

Seu parceiro também precisa cuidar da saúde, isto mesmo, ele também tem que estar em dia com a saúde para não comprometer a fertilidade, fumar e beber em excesso pode reduzir a contagem de espermatozoides. É preciso parar de fumar, reduzir o consumo de álcool e verificar se consome algum medicamento que comprometa a fertilidade.

Conheça seu Ciclo Menstrual

Conhecer seu ciclo menstrual ajudará você a identificar quais são os melhores dias para a concepção. Quando o ciclo é normal (que dura em média 28 dias) a ovulação acontece mais ou menos na metade do ciclo. Além do dia em si, você tem mais chances de engravidar se tiver relações dois ou três dias antes da ovulação.

Mantenha a Calma

Para uma concepção bem-sucedida é necessário evitar situações de estresse, já que o ciclo menstrual e a ovulação podem ser comprometidos. Isto é recomendável também para o seu parceiro uma vez que o estresse pode afetar os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides.

Relações na Medida Certa

Fazer sexo mais de uma vez por dia pode reduzir a contagem de espermatozoides de seu parceiro. Não é recomendado usar lubrificantes artificiais durante a relação, já que podem alterar o PH vaginal e enfraquecer os espermatozoides. Depois do sexo, não levante da cama por pelo menos dez minutos.

Saiba que a gravidez não é imediata, apenas 20% dos casais conseguem conceber no primeiro mês de tentativas; entre 10% e 15% passam por período de infertilidade. Para a maioria, a gravidez pode demorar até um ano.

Portanto, relaxe e evite a ansiedade ao longo do processo e não se esqueça, converse sempre com seu médico!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você