Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gestação Tardia

Gestação Tardia
Comunidade Materna
jun. 7 - 4 min de leitura
010

A realidade das mulheres mudou muito nos últimos tempos, o “Empoderamento” e a conquista tanto de seus direitos como de seu espaço na sociedade também mudou um pouco a perspectiva a respeito da maternidade.

Cada vez mais mulheres têm optado por ter filhos após concluir a faculdade ou consolidar sua carreira, ou seja, normalmente depois dos 30. Já passou o tempo onde a frase “depois dos 30 é velha para ser mãe” fazia algum sentido.

Para você ter uma ideia, essa nova realidade é comprovada por uma pesquisa do DATASUS onde foi divulgado que o aumento de mulheres que tiveram filhos na faixa entre os 35 e 39 anos foi maior do que 100% só entre 1994 e 2006!

Quebrando os tabus

Como pudemos perceber nos dados da pesquisa, tem sido uma realidade muito comum, no entanto, alguns tabus ainda existem, especialmente a respeito de “ser muito velha” por isso vamos repensar essa ideia do que é de fato “ser velha”.

Existe a idade cronológica, mas também existe a idade biológica, veja bem, uma mulher de 39 anos que tem uma boa dieta alimentar, que cuida do seu sono e pratica exercícios físicos regularmente, tem uma idade biológica menor do que uma mulher de 29 anos sedentária e com outros hábitos de vida nocivos. Inclusive uma pessoa mais jovem com diabetes fica mais sujeita a ter complicações na gravidez do que uma mulher mais velha e saudável.

Leia também: Conheça e fique por dentro dos exames do pré-natal

Obstetras inclusive afirmam que uma mulher mais velha pode ter uma gravidez tão tranquila quanto a de mulheres mais novas, o segredo é sempre o pré-natal e o bom acompanhamento médico.

Sobre não acompanhar o ritmo das crianças, isso é mito, pois não depende da idade da mãe, depende de como é a criança, quantas jovens mães se desesperam com crianças agitadas hoje em dia, não é mesmo? Além disso, quantas vezes você já pensou “se eu soubesse tudo o que sei agora quando era mais nova, teria sido diferente”? Uma mãe madura tem muito mais experiência de vida para lidar com as mais diversas situações.

Fatores Biológicos relevantes

É fato que uma mulher mais velha possui menos óvulos e que eles também são “mais velhos”  já que nascemos com os óvulos formados e que o número de óvulos começam a diminuir a partir dos 30 anos e diminui ainda mais após os 35.

O conselho dos médicos é que se a mulher planeja ter filhos mais velha, ela também se organize para congelar os óvulos, o que vai aumentar a sua probabilidade de uma gestação tardia.

Mesmo assim, caso você já tenha mais de 35 e tenha o desejo de ser mãe, vale cuidar da sua saúde com uma boa  alimentação, sono adequado (entre 7 e nove horas por dia) e exercícios físicos, além de procurar um profissional para te orientar nos exames que precisam ser realizados.

Existem riscos na gestação tardia?

A resposta é sim, tanto quanto em gestações de mães mais jovens com pouca diferença nos números de abortos. Há riscos também de diabetes gestacional, pré eclâmpsia e parto prematuro. No caso da diabetes gestacional, os números normais são de 1 a cada 10 mulheres e na pesquisa realizada entre gestantes com mais de 35 anos o número foi de 2 a cada 10 mulheres.

Leia também: O que você precisa saber antes de engravidar

O segredo é o acompanhamento médico, sempre! Algumas equipes médicas consideram maiores riscos após os 40 então realizam um acompanhamento bem de perto dessas mamães e seus bebês.

Percebemos então que SIM! É possível! E que não é tarde demais para mulheres que desejam engravidar após os 35 anos, basta se cuidar bem, como é recomendado em toda gestação.

Se você é uma mamãe que teve seu filho com mais de 35 anos, queremos saber sua experiência, conte para nós nos comentários!

 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você