Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Etiqueta para visitar um recém-nascido na quarentena.

Etiqueta para visitar um recém-nascido na quarentena.
Comunidade Materna
fev. 8 - 3 min de leitura
000

Em relação à quarentena do COVID-19, o recomendado é que não seja realizada a visita ao recém nascido, considerando que eles ainda não possuem imunidade, além disso, mulheres que acabaram de ter um bebê também são consideradas grupo de risco por ter a imunidade e o sistema respiratório comprometidos durante último trimestre da gestação e também logo após o parto. 

Ainda assim muitas mães precisam de ajuda nos primeiros dias, então pode ser necessário o apoio de algum familiar ou amigas nos cuidados com o bebê, por isso vamos falar de alguns cuidados para esses casos:

  1. Não vá de forma alguma se estiver doente.

  2. Não apareça de surpresa, este tempo é de adaptação para a família, só vá se tiver combinado anteriormente e se realmente houver necessidade.

  3. Ao chegar, realize os procedimentos de higienização, se possível trocando inclusive suas roupas.

  4. Use álcool gel nas mãos e antebraço antes de tocar no bebê

  5. Pode ser difícil, mas não beije nem a mão nem o rostinho(muito menos a boca) do bebê. A boca de um adulto tem em média 50 bilhões de bactérias e como falamos, o bebê não tem imunidade. Por tudo isso e também por conta do COVID-19, use máscara.

  6. Não tire o bebê do berço ou o pegue no colo sem necessidade.

Leia também: Visitas, melhor na maternidade ou em casa?

Algumas outras dicas de etiqueta não são ligadas exatamente à quarentena mas vale relembrar se for visitar um bebê a qualquer momento:

  • Não use perfume

  • Não fume

  • não tire fotos sem autorização dos pais (muito menos poste essas fotos nas redes sociais)

  • Faça uma visita rápida

  • Não atrapalhe a hora da amamentação

  • Cuidado com os conselhos e palpites, este não é o momento adequado, a não ser se forem solicitados.

  • Não acorde o bebê (pode parecer óbvio, mas vale a dica, tem pessoas que querem ver o bebê acordado e realmente o acordam ou tiram do berço, o que gera muito desconforto)

Lembre-se que a chegada de um bebê é um momento de muitas adaptações na família, quanto menos uma visita interferir na rotina, melhor é para o bebê e para os pais. Muitas mães inclusive estão apresentando o bebê através de vídeo para os familiares, evitando assim qualquer tipo de contato ou contaminação, a propósito, uma última e importante dica: antes de se aproximar do bebê com o celular o esterilize sempre! 

Leia também: Quais exames e vacinas o bebê deve fazer na maternidade?

Você ganhou bebê neste período de quarentena? Como fez com as visitas? Como foi o combinado com a rede de apoio? Conta aqui nos comentários. 😊

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você