Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Visitas, melhor na maternidade ou em casa?

Visitas, melhor na maternidade ou em casa?
Comunidade Materna
jul. 10 - 5 min de leitura
000

Para alguns médicos a maternidade não é um lugar para receber visitas por três motivos, primeiro porque o bebê que acabou de nascer está sem imunidade e requer muitos cuidados, segundo porque a mãe acabou de passar por um procedimento de parto ou procedimento cirúrgico e precisa de repouso, descanso e cuidados, também para que possa cuidar do pequeno que acabou de chegar e terceiro porque é um momento em que mãe, pai e bebê iniciam uma nova fase e isso requer uma certa interação entre os três.

Receber ou não visitas na maternidade é uma opção que deve ser respeitada!

Algumas mulheres também partilham da mesma opinião em não receber visitas na maternidade, somente os parentes mais próximos, como os avós e irmãos e preferem receber os amigos em casa quando já está mais recuperada do parto e sentindo-se mais disposta a receber visitas.

Se você realmente não deseja receber as visitas na maternidade uma sugestão é enviar um e-mail aos colegas de trabalho, amigos e parentes com a foto do bebê e um recadinho de que a família estará com as portas abertas para receber a todos, depois do primeiro mês de vida em casa.

Também existe a opinião contrária, ou seja, que a visita seja feita ainda na maternidade, pois a mamãe não precisará se preocupar em “fazer sala”, além de ter toda uma equipe de médicos e enfermeiras ajudando nos cuidados com o bebê.

O nascimento é um momento especial, onde parentes e amigos querem partilhar dessa alegria e demonstrar o seu carinho e fazem questão de comparecer seja na maternidade ou em casa e para isto vale algumas etiquetas (regrinhas) para manter os cuidados com o bebê e a mãe, vamos lá?

Etiquetas para visita na maternidade e em casa

  1. A primeira coisa que deve ser lembrada é a higienização das mãos e antebraços assim que chegar no quarto da maternidade, para visitas em casa vale a mesma regra.
  2. Cuidado com cheiros muito forte, como perfumes, cremes, cigarros e álcool.
  3. Se você não for da família evite visitas no mesmo dia em que o bebê nasceu e lembre-se a visita deve ser rápida (30 minutos está excelente), tanto a mamãe quanto o bebê precisam descansar. O mesmo vale para visitas em casa, nunca a faça no primeiro dia em que a mãe chegou com o bebê, espere passar pelo menos as duas primeiras semanas e sempre ligue antes para combinar o melhor horário para a mãe e assim como na maternidade a visita também deve ser breve.
  4. Procure fazer as visitas durante o dia, evite faze-las à noite e em horários de refeição, um bebê precisa de muitos cuidados e a mamãe precisa se adaptar à nova rotina.
  5. A menos que a mamãe ou o papai ofereçam, nunca peça para pegar o bebê no colo. E não é preciso nem dizer; “NUNCA” beije um recém-nascido mesmo que seja na mãozinha.
  6. Se quiser tirar fotos do bebê, pergunte antes para a mamãe se pode! Se ela autorizar, lembre-se de NÃO usar o flash.
  7. Os primeiros dias da amamentação é um momento delicado para mãe e bebê, portanto se durante a visita na maternidade a mamãe precisar amamentar deixe-a sozinha com o bebê, este é um momento muito íntimo. Se durante a visita em casa a mãe precisar amamentar é melhor se despedir e deixa-la mais tranquila com o bebê.
  8. Esteja atenta para não fazer comparações, este não é o momento para ficar fazendo perguntas sobre o parto, sobre como está sendo a amamentação, tipo do parto ou peso do bebê. A não ser que a mãe toque no assunto! 
  9. Crianças pequenas são agitadas e fazem barulho e esse é um momento que deve ser calmo e tranquilo, portanto é sempre bom ligar antes e perguntar para a mãe, pois é uma decisão muito pessoal, é importante também ter certeza de que a criança não esteja gripada ou tenha acabado de se recuperar de um resfriado.
  10. As lembrancinhas são para as visitas que estiveram na maternidade, nada de levar para pessoas que não estejam presentes, a não ser que a mamãe faça questão ou lhe entregue algumas a mais.
  11. Flores? Pode levar? Nem todos os médicos gostam que fique com flores no quarto, se for o caso deverão ficar do lado de fora do quarto da maternidade, pois podem causar alergias no bebê.

Beijos e Até
Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você