Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas práticas para amamentar

Dicas práticas para amamentar
Comunidade Materna
mai. 18 - 4 min de leitura
000

O aleitamento materno, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o melhor método de alimentar um bebê  é de grande importância para a saúde da criança uma vez que oferece proteção contra infecções, alergias e até mesmo algumas doenças (hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade por exemplo), além disso traz benefícios para a mãe e até mesmo para o meio ambiente. 

Segundo a Enciclopédia da criança, os efeitos do aleitamento materno podem ser observados tanto no desenvolvimento físico como também no desenvolvimento emocional e intelectual da criança. No entanto, muitas são as dúvidas, especialmente para mães de primeira viagem.

Dor, desconforto, fissuras ao amamentar, pega correta, posição ideal, entre tantas outras. Por isso trouxemos algumas dicas práticas para facilitar este momento.

A pega correta do bebê:

A pega correta vai fazer com que a mãe sinta menos dor e o bebê consiga se alimentar corretamente, por isso algumas dicas são:

  1. A boca do bebê deve ser “boquinha de peixe”, ou seja, os lábios do bebê ficam voltados para fora.

  2. O queixo do bebê deverá ficar encostado no seio.

  3. O bebê precisa pegar todo o mamilo e a parte de baixo da aréola.

  4. O nariz do bebê não deve encostar no seio da mãe, assim ele vai respirar melhor.

  5. A barriga e o tronco do bebê deverão ficar voltados para o corpo da mãe

  6. Perceba a bochecha do bebê, ela deverá encher quando ele suga o leite.

Posições para Amamentar:

Uma posição confortável faz toda a diferença tanto para a mãe como para o bebê, então aqui vão algumas dicas de posições que vão ajudar a evitar desconfortos na amamentação.

  1. Posição tradicional: quando o bebê é apoiado pelo braço da mãe do mesmo lado do peito usado para amamentar, a cabeça do bebê fica apoiada na dobra do cotovelo da mão.

  2. Posição Transversal (barriga com barriga): Sentada em uma poltrona ou cadeira, vai segurar o bebê com o braço oposto ao peito usado para amamentar e a barriga do bebê deve estar junto da barriga da mãe. A cabeça do bebê é apoiada com a mão aberta.

  3. Posição Sentada ou Invertida: Deve segurar o bebê ao seu lado, embaixo do braço, com o cotovelo dobrado, a cabeça do bebê é segurada com a mão aberta, colocando seu rosto em direção ao seio enquanto o bebê fica com as costas sobre seu antebraço. A outra mão é usada para segurar o seio em posição de “C” para alimentar o bebê.

  4. Posição de Cavalinho: apoie o bebê sentado em uma das suas pernas, com as perninhas abertas, e de frente para você, sustente a cabecinha com sua mão aberta. 

  5. Posição deitada: essa posição é um pouco controversa, devido à possibilidade de acidentes, especialmente no caso da mãe estar com sono, então vale o cuidado de só utilizar quando estiver bem acordada!!!  Você deve se deitar de lado e colocar o rostinho do bebê de frente para seu peito, apoie o corpo dele com o braço e elevando um pouco sua cabeça, com a outra mão, leve o mamilo até os lábios do bebê.

Algumas outras coisas também são importantes no momento de amamentar,  como já falamos aqui na comunidade no artigo sobre Como Tirar o Leite Materno, mas vale repetir:

Procure um lugar confortável onde possa se sentar, o ideal é manter a calma também pois o nervosismo e estresse afetam diretamente na produção do leite materno. Por isso é indicado neste momento, pensar em coisas boas que deseja para seu bebê, esta é uma forma de nutri-lo fisicamente através do leite e emocionalmente com palavras de amor!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você