[ editar artigo]

Como tirar o leite materno?

Como tirar o leite materno?

Seja pelo final da licença maternidade, ou por algum compromisso que exija ficar algum tempo longe do bebê, ou até mesmo por produzir muito leite, que a retirada do leite materno é uma medida necessária.

Existem três maneiras diferentes de tirar o leite materno, com uma bombinha manual, com a bomba elétrica ou com as mãos. O essencial é que para qualquer que seja a sua escolha, deve-se sempre manter uma boa higiene para assegurar a qualidade do leite que será oferecido a criança.

Como tirar o leite materno manualmente:

Para começar, o ambiente faz toda a diferença, escolha um local tranquilo com um lugar confortável onde possa se sentar, é importante que também seja um local longe de banheiros ou lixeiras.  Não esqueça de deixar tudo o que vai precisar a mão.

Tome o cuidado para não espirrar ou tossir enquanto faz a retirada do leite. Se estiver resfriada, o ideal é que use uma máscara quando for fazer a extração e até mesmo quando estiver amamentando seu bebê.

As mãos devem ser lavadas com sabão neutro, até a região dos cotovelos, seque as mãos com uma toalha de papel, já os seios devem ser lavados somente com água corrente.

Antes de começar a extração, massageie o peito fazendo movimentos circulares para estimular a descida do leite. Posicione o polegar na parte de cima do mamilo, aproximadamente 2cm acima da aréola e os dedos indicador e médio logo abaixo da mama, onde termina a aréola (fazendo um formato de C), e então pressione o peito em direção ao peitoral, comprima juntando os dedos com suavidade e solte abrindo a mão.

Repita sempre estes três movimentos, fazendo um movimento giratório com as mãos na posição C para retirar o leite de todas as regiões do seio.

Leia mais - Cuidados e dicas para evitar o empedramento do leite materno

Importante: O leite deve ser coletado num recipiente de boca larga próprio para o armazenamento. Pode ser um pote de vidro com tampa plástica, para os dois tipos é importante que estejam higienizados e esterilizados.

Dica: O ideal é manter a calma, pois a ansiedade, o nervosismo e estresse afetam diretamente na produção do leite materno. Por isso, neste momento, pense em coisas boas que deseja para seu bebê, esta é uma forma de nutri-lo fisicamente através do leite e emocionalmente com palavras de amor!

Como tirar o leite materno com bombinha?

Vamos falar um pouquinho de como é feita a extração com tira-leite manual e a tira-leite elétrica, lembrando que o uso das bombinhas, também exigem os cuidados mencionados acima como o ambiente escolhido, a higienização das mãos, antebraços e mamas e a estimulação para a saída do leite com movimentos circulares.

Bombinha manual: Não tem segredo, o que pode acontecer é mudar um pouquinho os componentes de cada fabricante. Mas basicamente quanto ao uso existem três categorias:

a) Tira leite manual no estilo seringa

 

b) Tira leite manual no estilo bomba

c) Tira leite manual com gatilho

 

Nos casos das duas primeiras o processo é o mais simples, porém o menos eficiente e mais doloroso, pois através de um vácuo total que é feita a extração e após cada bombeada tem que se liberar o tira leite um pouco do seio para se repetir a operação.

Já no caso das tira leites com o sistema de gatilho, o processo é mais eficiente, já que o bombeamento pode ser contínuo. A própria tira leite tem uma válvula que cria o vácuo na hora de apertar o gatilho e libera o ar ao final.

Um conselho muito importante para estas tira leites é prestar atenção na válvula de sucção, justamente a peça que é o “coração” do sistema.
Esta válvula que é feita de um silicone bem fininho normalmente não pode ser esterilizada com os outros componentes, pois caso ela sofra mesmo que uma pequena deformação, não irá se formar o vácuo e a tira leite fica sem utilidade.

Bombinha elétrica:

No caso das tira leites elétricas a variação já é grande e tudo começou depois que a marca suíça Medella que é especializada em aleitamento materno, criou e patenteou uma bomba elétrica com a função “conforto”.

A função conforto consiste basicamente em uma programação no sistema elétrico da bomba que faz com que ao ser ligada ela primeiro suga com mais rapidez e menos intensidade, fazendo assim com se se estimule a saída do leite.

Quando o leite começa a gotejar, basta apertar o botão conforto, para que a programação mude e a sucção passe a ser mais intensa porém com um ritmo mais cadenciado (imitando a criança mamando).

Isto faz com que além se ter mais eficiência na produção de leite a mãe sinta menos dor, justamente pela função conforto.

Outras tira leites elétricas hoje no mercado também tem esta função semelhante a Medela, porém como a da marca suíça é patenteada as outras conseguem resultado próximos, mas não iguais.

Vale lembrar também que algumas tira leites elétricas tem a possibilidade de além de se usar na tomada, serem usadas com pilhas para o caso de viagens ou extração em locais longe da tomada.

Qual a melhor bombinha para retirar leite: elétrica ou manual?

Agora que você já sabe a diferença entre as duas, deve estar se perguntando qual a melhor opção, a bomba elétrica ou a manual?

A melhor opção é aquela em que você melhor se adaptar. Existe a questão praticidade, mas leve sempre em conta a sua rotina.

Beijos e até!

 

Comunidade Materna
Comunidade Materna
Comunidade Materna Seguir

Redação Comunidade Materna

Ler matéria completa
Indicados para você