Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para o bem estar da grávida

Dicas para o bem estar da grávida
Comunidade Materna
mai. 10 - 5 min de leitura
000

Durante os nove meses de gestação, você vai perceber quantas mudanças ocorrem no seu organismo e alguns incômodos como prisão de ventre, dor nas costas, hemorroidas, enjoos, insônia são bastante comuns durante a gravidez, e é importante não deixar que esses incômodos tirem o brilho dessa fase especial.

Algumas dicas para ajudar a futura mamãe nesta etapa:

  • Enjoos e refluxos

Assim que a mulher fica grávida os níveis do hormônio progesterona aumentam provocando diversas alterações no organismo, e um deles é o relaxamento da musculatura lisa, existente em alguns órgãos internos, ocasionando o enjoo. Toda essa revolução hormonal diminui o ritmo da digestão, e é também responsável pelo relaxamento da válvula que separa o esôfago do estômago, causando azia, mal estar e refluxo.

O ideal para ajudar a diminuir esses sintomas é se alimentar a cada 3 horas e ingerindo pequenas quantidades de alimentos. Evite alimentos gordurosos, molhos fortes, condimentos, frituras e refrigerantes. Pela manhã de preferência aos alimentos de alto teor de carboidratos (bolacha de água e sal), cereais e torradas.

  • Prisão de Ventre

A prisão de ventre na gravidez é provocada por alterações hormonais que deixam o sistema digestivo mais lento e também pela compressão do útero que está em crescimento sobre o intestino.

A dica é abusar de frutas, verduras e legumes, invista em uma dieta rica de fibras e beba muito líquido, principalmente água. O uso de laxantes deve ser evitado.

  • Hemorroidas

Entre o segundo e terceiro trimestre de gestação, podem surgir as hemorroidas. Isto acontece porque a cabeça do bebê faz pressão sobre a pélvis e, no final da gravidez, pode obstruir os vasos sanguíneos do reto, impedindo o retorno venoso. O fator genético também influencia no aparecimento das hemorroidas.

Dica: Capriche em uma alimentação rica em fibras e beba muito líquido, evite levantar peso.

Leia também: 10 Dicas para Aliviar Dores nas Costas Durante a Gravidez

  • Flatulência

A ingestão de alguns alimentos e a respiração deficiente pode causar o acúmulo de gases no abdome, causando desconforto abdominal, gases e arrotos.

Evite o excesso de alguns alimentos como cebola, alho, leguminosas e frituras. Respirar de forma mais ritmada e correta ajuda a melhorar o quadro.

  • Problemas Nasais

Causados pelo amolecimento e espessamento de membranas das mucosas do nariz, e pela quantidade elevada de hormônios que provocam o aumento da circulação sanguínea nas membranas da mucosa nasal. Os principais sintomas nas gestantes são nariz tampado, secreção nasal ou hemorragias nasais.

Se o tempo estiver muito seco, um umidificador de ar pode melhorar o desconforto, para aliviar a sensação de entupimento use soro fisiológico, inalação com inalador ou vapor de água.

  • Dificuldade para respirar

É comum algumas mulheres apresentarem falta de fôlego ao andar, exercitar-se ou falar rapidamente, isso porque com o aumento do útero, o músculo diafragma, que é responsável pela inspiração tem sua capacidade diminuída. O desconforto fica ainda maior quando estiver na posição deitada de barriga para cima.

Diminua o ritmo das atividades quando se sentir ofegante, é indicado dormir de lado e com um travesseiro mais alto. É recomendável para prevenir que a gestante faça exercícios respiratórios para desenvolver a capacidade pulmonar.

  • Dor nas costas

Esse desconforto costuma aparecer a partir do terceiro trimestre, que é quando a barriga está maior e a grávida precisa cuidar da sua postura. O peso do corpo também faz uma pressão maior nas articulações. Em casos onde a mulher apresenta dores nas costas antes de engravidar vai perceber que este desconforto aparece com mais frequência.

A primeira coisa a ser feita é controlar o peso, alguns exercícios como a hidroginástica e técnicas de acupuntura ajudam bastante. Na hora de dormir deite-se de lado com os joelhos flexionados e um travesseiro entre as pernas.

  • Insônia

Algumas grávidas apresentam insônia em qualquer fase da gestação. Para ajudar estimule a leitura noturna, faça exercícios relaxantes, evite uma refeição pesada à noite e dê preferência à alimentos leves. Tente não dormir durante o dia, e, se acordar durante a noite saia da cama e tente ler ou assistir televisão (programas sem muita ação).

  • Sono excessivo

No primeiro trimestre da gravidez é comum a diminuição da pressão arterial, essa queda associada a altas temperaturas no verão, pode deixar a mulher sonolenta, cansada e indisposta. Beba muito líquido e consuma alimentos com um pouco mais de sal. Evite lugares muito quentes e pouco ventilados. A boa notícia é que essa alteração passará após o primeiro trimestre.

Aproveite as dicas e boa gravidez!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você