Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 Dicas para Aliviar Dores nas Costas Durante a Gravidez

10 Dicas para Aliviar Dores nas Costas Durante a Gravidez
Comunidade Materna
abr. 8 - 6 min de leitura
000

Muitas mulheres se queixam de dores nas costas durante a gravidez. Pensando nisso, hoje trouxe algumas dicas de como aliviar essas dores, ocasionadas pelo ganho de peso. O seu centro de gravidade muda, seus hormônios deixam os ligamentos mais “relaxados” e os músculos do abdômen ficam mais fracos. Não é à toa que cerca de 70% das mulheres sentem dores nas costas durante a gravidez. De qualquer forma, é possível prevenir ou aliviar essas dores incômodas. Boa postura, atividade física e terapias naturais complementares podem auxiliar nesse momento.a

Tenha sempre uma boa postura!

Conforme seu bebê cresce, o seu centro de gravidade se desloca para a frente. Para evitar cair para a frente, seu corpo tenta compensar, inclinando-se para trás o que pode esticar os músculos na parte inferior das costas e contribuir para aumentar essa dor. Quando precisar sentar-se no chão ou se abaixar, fique atenta à sua postura ao se levantar:

  •  Levante-se com o corpo reto, sem forçar a coluna.
  •  Mantenha os ombros para trás e relaxados.
  •  Não trave seus joelhos.

Boa postura também significa sentar-se de maneira que não prejudique a sua coluna. Quando chegar em casa, depois do trabalho, por exemplo, procure se sentar em uma poltrona. Se for se sentar em uma cadeira, coloque um pequeno travesseiro na parte inferior das costas. Apoie os pés sobre um banquinho baixo.

Se você trabalha em escritório, ou se você dirige regularmente, arranje um apoio lombar para o seu assento. No trabalho, tente não cruzar as pernas e verificar se a posição da tela do computador e a cadeira estão adequadas. 

Use um cinto de sustentação para gestantes.

Embora a pesquisa sobre a eficácia dos cintos de sustentação seja ainda limitada, algumas mulheres acham esse apoio adicional útil, já que ajuda a distribuir o peso da barriga e evitar a sobrecarga dos músculos.

Utilize sutiãs adequados.

Quanto ao sutiã, use o tamanho correto. Existem vários sutiãs de sustentação no mercado para grávidas. Certifique-se de que as alças são largas o suficiente e os bojos  grandes o suficiente para evitar a pressão extra sobre seus ombros e tórax.

Procure dormir de lado.

Enquanto você conseguir, procure manter-se de lado para dormir e os joelhos dobrados. Uses travesseiros entre os joelhos dobrados, sob seu abdômen e nas costas. Os médicos também aconselham a dormir em um colchão firme.

Utilize uma bolsa de água quente ou faça uma massagem nas costas.  

Use uma almofada de água quente, cuidado com à temperatura da água. Massagear suas costas também pode ajudar muito. O marido pode ajudar nesta tarefa. 

Inclua atividade física leve em sua rotina diária 

A atividade física regular pode manter as costas fortes e pode realmente aliviar as dores nessa região. Experimente atividades suaves como caminhadas ou hidroginástica.

Experimente fazer Yoga

O Yoga é uma das técnicas mais populares que as mulheres costumam recorrer para o alívio da dor. Além disso, o Yoga pode  melhorar a postura, diminuindo a tensão do dia a dia, aliviando assim o estresse, com exercícios de respiração profunda e preparar o corpo para o processo de parto natural.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica da Ásia Oriental em que são inseridas agulhas em pontos específicos do corpo que se correspondem com vários sistemas de saúde física e emocional. A acupuntura remove quaisquer bloqueios que estão interferindo no bom fluxo de energia do corpo. Estudos recentes têm mostrado correlação positiva direta entre acupuntura e dor nas costas na gravidez. Consulte o seu médico para ter certeza de acupuntura é adequada para você, e, em seguida, encontre um terapeuta certificado, que tenha experiência em trabalhar com mulheres grávidas.

Meditação

Existem inúmeras formas de praticar a meditação. Uma delas é simplesmente sentar-se ou deitar-se em um lugar calmo e se concentrar em respirar conscientemente, inspirando e expirando profundamente. Você pode meditar em silêncio ou ouvir uma música calma. A meditação provoca uma "resposta de relaxamento," biológica que estimula o cérebro a controlar a liberação dos hormônios do estresse. Quando o estresse está controlado, seus efeitos tóxicos (tais como pressão arterial elevada e tensão muscular) são reduzidos. Ao meditar regularmente, você também pode aumentar o seu nível de tolerância à dor.

Use sapatos adequados

Não use saltos muito altos. O salto alto aumenta a curvatura das costas e cria uma espécie de pressão, que impulsiona o peso de sua barriga diretamente em suas articulações vertebrais. Você também pode perder o equilíbrio. Para aliviar a pressão use sapatos de salto baixo, que são confortáveis e não causam dores nas pernas também. O salto baixo vai ajudar a distribuir o peso que está em suas pernas de uma forma mais estável.

Se você tem dores nas costas que durem mais de duas semanas, converse com o seu obstetra. Ele pode recomendar algum tratamento. Não é muito comum, mas dores nas costas durante a gravidez podem ser sinal de parto prematuro. Além disso, se a dor nas costas vier acompanhada por sangramento vaginal, febre ou queimação ao urinar pode ser um sinal de um problema subjacente que precisa de atenção imediata.

Se você estiver preocupada com a sua dor nas costas, entre em contato com seu médico imediatamente.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você