Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alimentação saudável desde a barriga!

Alimentação saudável desde a barriga!
Comunidade Materna
abr. 4 - 4 min de leitura
000

A gravidez é um momento em que a mulher muda suas prioridades, ou seja, quase tudo que ela faz é pensando mais no bebê do que nela mesma. Com a alimentação não deve ser diferente, visto que aquilo que as mamães ingerem vai diretamente para o feto.

Justamente por isso que é possível dizer que o bebê pode seguir uma alimentação saudável desde a barriga, basta que a mãe consuma alimentos que ajudem no desenvolvimento do bebê.

Pensando nisso, o ideal é que você deve buscar ter uma alimentação saudável e balanceada, priorizando alimentos frescos e não industrializados. Além disso, é interessante apostar em alguns alimentos que podem ajudar o desenvolvimento do bebê. Sabendo disso, vamos conhecer quais são esses alimentos. Vamos lá?!

Alimentos que ajudam no desenvolvimento do bebê

salmão, além de muito gostoso, possui ômega-3, que possui ação anti-inflamatória e ajuda contra a hipertensão. Para o bebê ele ajuda na formação cerebral, neurológica e pulmonar, ajudando no crescimento do bebê. A porção indicada é de 1 filé duas vezes por semana, sempre assado, grelhado ou no vapor. Além disso é preciso cuidar para que não tenha nenhuma parte crua.

Rica em ômega-6 e fibras a linhaça ajuda a combater a prisão de ventre, a diminuir inchaços e diminuir os níveis do colesterol ruim. Já para o bebê ele ajuda no desenvolvimento do cérebro e da retina. O ideal é consumir de uma a duas colheres de sopa por dia da linhaça triturada no liquidificador.

A aveia em flocos é rica em fibras solúveis que para as mamães ajuda a prevenir a constipação, tão comum nesse período. Além disso, ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes gestacional. A porção é de uma a duas colheres de sopa, consumidas diariamente junto com iogurte desnatado.

batata-doce é um alimento muito completo e possui carboidratos de absorção lenta. Ela possui vitamina A que colabora com o desenvolvimento celular do feto. Além disso, contribui também para o desenvolvimento ósseo e dentário dele. Outro benefício desse alimento é que ele dá um reforço para o sistema imunológico e protege a visão, tanto das mamães quanto dos bebês. A quantidade ideal é comer uma unidade pequena por dia podendo ser assada ou cozida.

Tanto as vitaminas quanto as proteínas são fundamentais para a formação dos tecidos fetais e maternos. A carne bovina ainda oferece vitamina B12, que ajuda no desenvolvimento da cognição da criança. Vale lembrar que a carência desses nutrientes na mãe pode causar fadiga, falhas na memória e, ainda, fraqueza muscular. A dose ideal é de 100g da proteína grelhada, assada ou cozida. Deve ser consumida de três a 4 vezes por semana.

O ácido fólico é um derivado da vitamina B, que é o maior sinônimo de proteção durante a gravidez, e ele é encontrado no brócolis. Esse nutriente contribui fortemente para o desenvolvimento neurológico do bebê e ainda ajuda a evitar malformação no cérebro e na medula. Já para a mulher, ele ajuda a combater algumas formas de anemia, alterações psíquicas e doenças cardiovasculares. A dose ideal é um preparo de sobremesa todos os dias. O alimento deve ser preparado como salada, cozido no vapor ou refogado com pouco óleo.

Pronto! Aposte nesses alimentos e ofereça para o seu bebê uma alimentação saudável desde a barriga ajudando no seu desenvolvimento.

Aproveite as dicas e boa sorte!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você