Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância do ferro na gravidez

A importância do ferro na gravidez
Comunidade Materna
mai. 2 - 5 min de leitura
000

Logo quando recebemos a maravilhosa notícia sobre a gravidez, após contar a novidade para todos, normalmente, o passo inicial é agendar a primeira consulta do pré-natal. A partir daí começam os exames corriqueiros e, principalmente, os cuidados especiais com a alimentação e com a rotina.

Mamães, o ferro passará a fazer parte, mais do que nunca, das refeições e, alguns médicos, indicarão um suplemento à base desse mineral. Por isso, é extremamente importante que você siga as orientações. Quer saber por quê? Conto tudo a seguir!

A importância do ferro para a mulher

De acordo com especialistas o organismo da mulher necessita mais do consumo de nutrientes especiais do que o organismo do homem, como o ferro, ácido fólico e cálcio. Durante a gravidez, em especial o ferro, desempenha uma função extremamente importante: é o responsável pelo transporte do oxigênio para as suas células e do bebê, evita o cansaço, a anemia e protege das infecções.

Como incluir alguns nutrientes na refeição:

Agora o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, afinal não podem faltar nutrientes para você e para o bebê. Alguns alimentos precisam fazer parte do seu cardápio como:

  • Leite e derivados

Os dois itens são ricos em cálcio e são ótimos para formação dos ossos e dentes do bebê. Especialistas recomendam o consumo de três a quatro copos de leite por dia, o que equivale a 1000mg, tanto do desnatado como do integral.

  • Couve, brócolis e feijão

Nestes três alimentos encontramos o ácido fólico, um tipo de vitamina B, que não é produzido pelo nosso organismo e por isso é necessário obter através da alimentação.  Nas frutas essa vitamina pode ser encontrada na laranja, morango e banana. Na gestação o ácido fólico é imprescindível para prevenir falha de fechamento do tubo neural, como anencefalia e espinha bífida, além da prematuridade e baixo peso do bebê no nascimento.

  • Carne vermelha

Rica em ferro, a carne vermelha é forte aliada para evitar a anemia durante a gravidez e complicações no parto. Para as mamães vegetarianas, converse com o seu médico e ele poderá indicar um suplemento à base de ferro. Outra opção, é substituir a carne vermelha  por lentilha e vegetais de folhas verde-escuras, mas essas fontes possuem um tipo de ferro mais difícil de ser absorvido. Para que isso não ocorra, os alimentos ricos em vitamina C como sucos de laranja, acerola e goiaba, podem auxiliar na absorção.

Agora que você já conhece os alimentos que ajudam a ter uma gravidez mais saudável e tranquila, confira deliciosas receitinhas para começar já a se alimentar melhor. 

Brócolis Alho e Óleo

  • Ingredientes

1 maço de brócolis cozido "no ponto certo"
4 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho amassados 
quantidade de sal conforme a sua preferência

  • Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela grande.
Adicione o alho picado e deixe que dourem ligeiramente, como faz o alho e óleo para o macarrão.
Junte os brócolis e refogue por alguns minutos.
Tempere com sal a gosto.

Suco rico em ferro

  • Ingredientes

3 rodelas de abacaxi
3 talos completos de salsa
1 copo de água
1 colher de açúcar mascavo

  • Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida.

Quiche de espinafre

  • Ingredientes

Massa: 
150 gramas de farinha de trigo 
80 gramas de manteiga 
60 ml de água fria

Recheio: 
1 cebola picada 
1 colher de sopa de azeite 2 ovos 
250 gramas de ricota 
Noz moscada a gosto 
1 maço de espinafre lavado 
80 gramas de queijo parmesão ralado

  • Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 200º. Ferva rapidamente o espinafre para que murche e depois esprema bem todo o líquido e pique. Reserve. Misture a farinha e a manteiga até obter uma farofa e, em seguida, acrescente a água para chegar a uma consistência homogênea e que não fique grudando na mão. Depois deixe descansando na geladeira enquanto você prepara o recheio.

Refogue suavemente a cebola no azeite. Bata os ovos com a ricota e a noz moscada. Acrescente o espinafre, o parmesão e só depois a cebola cozida. Abra a massa em uma forma própria para quiche e despeje o recheio por cima. Asse por 40 a 45 minutos, até que o recheio não esteja mais mole e a massa pareça dourada.

Para finalizar deixo uma dica importante: evite misturar leite ou derivados do leite com alimentos ricos em ferro, porque o cálcio presente diminui a absorção do ferro.

Boa sorte, mamães!

Fabiana Gonçalves: Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você