Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância do ácido fólico na gravidez

A importância do ácido fólico na gravidez
Comunidade Materna
mar. 26 - 2 min de leitura
000

A gravidez exige uma série de cuidados da mulher e muitos devem ser tomados durante o seu planejamento. Uma das recomendações médicas para as mulheres que pretendem engravidar é tomar o ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar e continuar tomando durante o primeiro trimestre da gestação, pois este é um suplemento fundamental para o desenvolvimento do bebê. O ideal é que mulheres em período fértil consumam alimentos ricos em ácido fólico independente de planejar ou não uma gravidez.

O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é de extrema importância na gravidez, defeitos na formação do tubo neural do bebê são evitados em grande parte com a suplementação de ácido fólico. A formação do tubo neural do bebê acontece no início da gravidez e em alguns casos a mulher ainda não sabe que está gravida por isso a importância de se tomar o ácido fólico antes da concepção.

O uso de suplemento vitamínico de ácido fólico é essencial para que a coluna do bebê se desenvolva corretamente, ajuda a reduzir o risco de problemas no trato urinário e no sistema cardiovascular e também diminui a incidência de partos prematuros.

Leia também: Alimentos ricos em Ácido Fólico

Alguns estudos sugerem que o ácido fólico pode reduzir o risco de a mulher desenvolver pré- eclampsia, uma doença que pode comprometer a saúde da mãe e do bebê, e também diminuir os sintomas de enjoos, náuseas e vômitos que são muito comuns no primeiro trimestre de gravidez.

Podemos encontrar a vitamina do ácido fólico em alimentos como espinafre, brócolis, vegetais de folhas escuras, grãos, fígado e frutas cítricas, mas ainda assim é necessário o uso de suplementos com a vitamina.

Como nem toda a gestação é planejada, os médicos prescrevem o uso do ácido fólico assim que é diagnosticada a gravidez, seu uso se estende até o terceiro mês de gestação, o primeiro trimestre. Em alguns casos o seu médico pode prescrever o uso por mais tempo.

Agora você já sabe! Se estiver pensando em engravidar consulte seu médico para já iniciar a suplementação de ácido fólico e não deixe de investir em alimentos ricos desta vitamina.

O ácido fólico é muito importante para o bebê!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você