Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

8 semanas de gravidez

8 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 14 - 3 min de leitura
000

6 semanas após a concepção

Bebê (embrião)

Com 8 semanas,  o embrião está do tamanho de uma amora. A face continua em desenvolvimento. A epiderme da pele começa a apresentar duas camadas, sendo assim o bebê passa a não ser mais tão transparente.

O coração divide-se em quatro câmaras, os batimentos cardíacos são muito rápidos (aproximadamente 170 batidas por minuto) e podem ser vistas na ultrassonografia. Os movimentos respiratórios já estão mais intermitentes.

Começa o desenvolvimento do diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen).

Os tendões começam a aparecer e ligar ossos e músculos da perna. Os joelhos já ficam evidentes nessa fase e os braços e as pernas se alongam.

Os intestinos começam a se formar e os rins produzem urina pela primeira vez. Os cotovelos e os dedos das mãos iniciam o seu desenvolvimento.

O embrião “sapequinha” começa a saltar e dar pontapés.

A placenta toma o controle da nutrição da gravidez e é criado um canal de comunicação interno, entre a mãe e o bebê.

Ao final dessa semana termina o período embrionário. Seu bebê passa de embrião a feto.

Nesta semana o médico poderá realizar uma ultrassonografia, onde confirma se o bebê está realmente no útero e se são gêmeos ou não. No entanto, ainda não é possível descobrir se o embrião é menino ou menina pelo ultrassom, mas existe um exame de sangue chamado Sexagem Fetal, que já permite saber o sexo do bebê a partir desta semana.

Como é feito o exame Sexagem Fetal?

É um exame feito pela amostra de sangue da mamãe. Não é necessário jejum e nenhum tipo de preparo para realiza-lo. É um exame simples, onde é retirado mais ou menos 20 ml de sangue da mamãe, onde será analisado o DNA do embrião. Exatamente isso, DNA do embrião no sangue da mamãe.

Como está a futura mamãe nessa fase?

O útero nessa fase tem o tamanho de uma laranja. Você já deve estar sentindo sua cintura um pouco mais larga. A barriguinha já começa a aparecer. Começa-se a notar as roupas um pouco mais apertadas nessa região da barriga e dos seios. O cansaço ainda é muito comum, além de enjoos e náuseas, principalmente na parte da manhã.

Em algumas gestantes, nessa fase poderá ocorrer um aumento da oleosidade da pele, podendo surgir inclusive acnes. Isso acontece devido ao aumento de hormônios placentários. Essas alterações desaparecem quando termina o primeiro trimestre ou após o parto, que é quando os níveis hormonais abaixam, vale a pena consultar seu médico para cuidar da sua pele durante toda gestação.

Dicas para o papai ❤️

Estar presente sempre que possível, acompanhando a futura mamãe às consultas de pré-natal, aos exames, compartilhando esses momentos tão incríveis, faz toda a diferença pra mamãe e para o bebê que já sente esse carinho todo. Afinal, o papai também está “grávido” junto com a mamãe, não é mesmo?!

O ideal é ter paciência com a mamãe, com seus altos e baixos. Tudo isso faz parte dos hormônios que estão presentes nesse momento.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você