Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sexagem fetal: exame que detecta o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação

Sexagem fetal: exame que detecta o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação
Comunidade Materna
jun. 23 - 3 min de leitura
000

O ultrassom é um exame com precisão de apenas 72%  e ele é realizado na 11ª semana de gestação. Mas você já ouviu falar do exame que de sexagem fetal que pode ser feito a partir da oitava semana de gestação? Sabe como ele funciona e se oferece algum tipo de risco para você ou para seu bebê? Então é hora de descobrirmos um pouco mais a respeito.

O que é sexagem fetal?

Foi descoberta em meados dos anos 90 a existência de DNA fetal no sangue da mãe com técnicas de biologia molecular, pode ser realizada a pesquisa do cromossomo Y no plasma materno. Assim é possível saber o sexo do bebê, já que somente indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y, se ele estiver presente no plasma materno será então um menino, caso não esteja, será uma menina e assim é realizado o exame de sexagem fetal. O tempo para o resultado é entre 5 e 7 dias.

 

É possível o exame dar o resultado errado?

A taxa de acerto do exame de sexagem fetal é de 99%. Ou seja, 1 em cada 100 resultados poderiam dar errado, isso por conta de fatores como transplantes ou transfusões de sangue, mutações genéticas ou o nível de DNA fetal não estar na concentração ideal. Mas são muito pequenas as possibilidades de erro.

 

O exame traz algum risco para mamãe e bebê?

Não! O sangue é coletado como para um exame de sangue comum, o exame de sexagem fetal não oferece nenhum risco à mamãe ou ao bebê.

 

Gêmeos ou múltiplos: é possível descobrir os sexos através da sexagem fetal?

SIM!!! Mas tem um porém, se for uma gravidez bivitelina, em alguns casos é possível saber com precisão somente o sexo de um dos bebês. Quando é detectada a presença do cromossomo Y, sabemos que um dos bebês será menino, mas o outro poderá ser uma menina. No caso de não ser detectado o cromossomo Y, então certamente serão duas meninas. E em casos de gestação univitelina, os dois bebês serão do mesmo sexo detectado pelo exame.

Para realizar o exame não é necessária a solicitação de um médico, pode ser realizado diretamente nos laboratórios e o preço varia entre 200 e 1000 reais. Pesquise os laboratórios onde o exame está disponível em sua região. Lembrando que os planos de saúde e o SUS não cobrem este tipo de exame por não ser considerado de urgência.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você