Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mais peixe na alimentação infantil!

Mais peixe na alimentação infantil!
Comunidade Materna
set. 4 - 3 min de leitura
000

 

Inserir peixe no cardápio dos bebês a partir dos seis meses de idade não é tão comum no Brasil. Mas, pesquisa recente realizada nos Estados Unidos comprova a necessidade dos ácidos graxos na alimentação infantil e os benefícios do consumo de peixes desde a infância quando os alimentos sólidos são liberados.

E importante inserir o nutriente desde cedo para que a criança habitue o paladar. Especialistas salientam que as preferências por determinados alimentos são formadas até os cinco anos de idade. Portanto, insira este nutriente saudável na alimentação do seu filho. 

 

1 - Combate às doenças do coração

A alta quantidade de ácidos graxos, principalmente encontrada no peixe salmão é um dos principais fatores que beneficiam a saúde do organismo. O lipídeo é de extrema importância para saúde do coração, evitando a formação de placas de gorduras que futuramente podem obstruir as artérias.

O ômega-3 é outro nutriente encontrado nos peixes, vitamina responsável pelo controle do colesterol ruim (LDL) e preventiva no combate as doenças cardiovasculares. O ômega-3 é imprescindível para saúde do cérebro e auxilia nas funções do sistema nervoso. Afinal, quem é inteligente não descarta o consumo do peixe na alimentação, pelo menos três vezes na semana.

2 - Estimula o cérebro e as capacidades cognitivas

Peixes como salmão, bacalhau, sardinha, atum e truta são ótimas opções ricas em ômega-3. O ácido graxo possui papel importante para formação da membrana externa das células cerebrais, local onde são circulados todos os sinais do sistema nervoso.

A presença do ômega -3 facilita a troca de mensagens entre as células do cérebro, ao contrário de quando há deficiência do nutriente no organismo, dificultando esse acesso. O consumo de ômega-3 entre as crianças é importante para o processo de crescimento e aprendizado, momentos que requerem boa memória, concentração e velocidade do pensamento.

3 - Previne a anemia

Os peixes são responsáveis pela prevenção da anemia ou qualquer enfermidade que venha a atingir o sistema imunológico. O alimento e suas vitaminas presentes são recomendados desde cedo na alimentação para fortalecer o organismo.  A forte presença de ferro encontrada na maioria dos peixes é responsável por auxiliar na formação da hemoglobina, metabolismo das proteínas e principalmente no estímulo ao do desenvolvimento físico e psicológico da criança.

4 - Como consumir peixes?

Os peixes podem ser consumidos de diversas maneiras, tanto crus em forma de sushi, como também grelhados ou cozidos. Ao se tratar da culinária japonesa apenas atente-se se os pequenos não irão exagerar no consumo do molho shoyu, rico em calorias e principalmente sódio.
 

Este artigo conta com a colaboração Online Farma

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você