Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe o que é amamentação Tandem?

Você sabe o que é amamentação Tandem?
Comunidade Materna
abr. 13 - 3 min de leitura
000

A amamentação é muito mais que nutrir a criança, é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho ou filhos, que é o caso da amamentação tandem. A amamentação tandem é quando a mãe amamenta simultaneamente dois filhos de idades diferentes e não existe contra-indicação. 

Amamentação durante a gestação

A mãe pode seguir amamentando durante a gravidez e até mesmo depois do parto. No entanto, algumas crianças vão seguir mamando durante toda a gestação e outras vão dar um intervalo e podem retornar depois, quando o irmãozinho ou irmãzinha nascer. O desmame pode acontecer pelo fato do sabor do leite mudar (ficando semelhante ao colostro), dos mamilos da mãe ficarem sensíveis ou porque elas já estão maduras. A decisão de seguir amamentando ou não é somente da mãe. 

Depois que nascer, vai ter o colostro que o bebê precisa?

A recomendação do Ministério da Saúde é que a mãe deve dar prioridade a amamentação do recém-nascido, é muito importante que ele seja o primeiro a ser amamentado com o colostro, que possui todos os nutrientes indispensáveis para a nutrição completa do bebê desde as suas primeiras horas de vida. O filho mais velho pode ser alimentado com o colostro, porém, como a textura e sabor são diferentes, é provável que ele rejeite o leite materno nos primeiros dias depois do parto, além disso ele pode ingerir outros tipos de alimentos, por isso a prioridade é o bebê mais novo, que tem mais necessidade.

Quais cuidados devemos observar?

Apesar dos benefícios serem superiores aos possíveis riscos, que a cada dia se mostram menos evidentes, o desmame é recomendado quando tenha ameaça de aborto ou de parto prematuro, sinta fortes contrações enquanto a criança mama ou imediatamente depois, fora esses casos não foi descrita nenhuma complicação na gravidez provocada pela amamentação.   

As gestantes e puérperas que tenham uma alimentação saudável e balanceada, e os cuidados básicos de pré-natal, possuem todas as condições e segurança para manter a amamentação de ambos, se assim desejarem.

É importante lembrar que não é necessário lavar ou desinfetar o seio entre a mamada de um filho e outro, já que a transmissão de vírus do irmão mais velho para o recém-nascido é inevitável, independente dos dois mamarem ou não.

Benefícios da amamentação de dois filhos juntos

Alguns dos benefícios da amamentação tandem:

  • Ambos os bebês vão receber os nutrientes tanto do colostro como do leite maduro;
  • Aumento da produção de leite devido a demanda, permitindo que as crianças tenham suprimento o suficiente;
  • Ajuda a aliviar o ingurgitamento no primeiros dias depois do parto; 
  • Ajuda a criar sentimentos mais agradáveis em relação a mãe e a chegada do irmão;
  • Os irmãos aprendem a compartilhar desde pequenos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você