Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe como usar a concha de amamentação?

Você sabe como usar a concha de amamentação?
Comunidade Materna
jul. 14 - 5 min de leitura
000

São tantas as coisas com que nos preocupamos como futura mãe que é difícil ficar por dentro de todos os detalhes. Principalmente quando o assunto são produtos para auxiliar na amamentação, muitas dúvidas podem surgir, não é mesmo? 

Hoje quero falar sobre o uso da concha de amamentação. Te mostrar quando ela pode ser usada, em que situações pode te trazer benefícios e principalmente, como usar a concha. Vamos lá?

Em que situações a concha de amamentação pode me ajudar?

Em que situações a concha de amamentação pode me ajudar?As conchas de amamentação são usadas para evitar que os mamilos rachem, para ajudar na cicatrização de mamilos já machucados, evitar o empedramento do leite materno e também durante a gravidez para a preparação do bico do seio quando necessário e neste caso seu médico irá orientá-la.

Outra função da concha é o armazenamento do leite que vaza dos seios. Enquanto você oferece uma mama ao bebê pode usar a concha na outra e o leite coletado durante o momento da amamentação pode ser armazenado e utilizado depois ou congelado. Já o leite coletado durante o dia e que fica dentro da concha por muito tempo deve ser descartado.

Existem duas opções de conchas de amamentação para serem usadas, a concha rígida feita com material rígido (base e concha) e sem furos de ventilação e a concha flexível que tem sua base de silicone e a concha em material rígido com furos de ventilação, o que muda? O momento em que você vai usá-las, vamos ver?

Quando e qual a concha de amamentação devo usar?

As conchas flexíveis são usadas no pós-parto, na grande maioria das vezes o início da amamentação causa dor e fissuras nas mamas e é aí que entra o uso da concha flexível que irá ajudar na cicatrização. Os furos de ventilação da concha permitem que os mamilos fiquem arejados e evitam o atrito do seio que está machucado com o tecido do sutiã. Você não precisa esperar pelas fissuras a concha flexível pode ser usada para prevenir as rachaduras, o tempo de uso da concha independente de estar sendo usada para a prevenção ou para a cicatrização não deve ultrapassar intervalos de 1 hora de uso contínuo e não podem ser usadas durante a noite quando estiver dormindo.

Ainda durante a gravidez, quando junto ao seu médico perceber que seus mamilos são invertidos ou planos, a concha rígida pode ser usada para auxiliar na formação dos mamilos facilitando o início da amamentação.

Para esta finalidade a concha rígida é usada entre o 4º e 7 º mês da gravidez apenas por alguns minutos do dia, conforme a orientação do obstetra. Não é recomendado ficar muito tempo com as conchas rígidas. 

No pós-parto, a concha rígida pode ser usada quando a produção de leite estiver muito grande, neste caso a suave pressão das conchas ajuda a aliviar o ingurgitamento evitando o empedramento do leite. Você pode usá-la em uma mama enquanto oferece a outra para o bebê, o processo de sucção em uma mama estimula a produção do leite na outra e é aí que a concha te ajuda a evitar o endurecimento e empedramento da mama enquanto você amamenta. Lembre-se de retirar o excesso do leite após as mamadas, isto também irá te ajudar muito.  

Como usar e higienizar a concha de amamentação?

Para colocar e usar a concha de amamentação, não tem mistério certo? Só é importante lembrar que ao colocar a concha embaixo do sutiã os furos de ventilação devem ficar voltados para cima para que não aconteça vazamentos. Tome cuidado ao inclinar o seu corpo, pois se a concha estiver cheia demais pode acontecer um acidente de vazar pelos furos de ventilação.

Lembre-se sempre do tempo de uso e que não deve ser usada a noite enquanto dorme.

Após seu uso a concha deve ser higienizada, para isto basta lavar com água, esponja e detergente neutro, enxague bem e esterilize. Veja sempre a instrução do fabricante do produto quanto a esterilização do mesmo.

A concha de amamentação pode ser uma incrível aliada para as recém-mamães. Agora que você sabe como usar esse produto, pode curtir mais esse momento tão especial com o seu bebê.

A amamentação é importantíssima para os pequenos, tanto física quanto emocionalmente. Muitas mães têm diversos problemas com esse comecinho da amamentação, mas produtos como as conchas de amamentação estão aí para auxiliar nesta experiência indispensável para o seu bebê e acredite para você também!

 

Beijos e Até!
Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você