Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você conhece os benefícios das conchas de amamentação?

Você conhece os benefícios das conchas de amamentação?
Comunidade Materna
jul. 18 - 5 min de leitura
000

Se você tem dificuldades na hora de amamentar o bebê, ou problemas com vazamento do leite materno, a concha de amamentação pode ser uma grande aliada.

A concha pode ajudar a corrigir o formato dos mamilos para facilitar a amamentação, proteger mamilos rachados ou machucados, e ainda, evitar desperdício do leite ou manchas em roupas quando o leite vaza.

Quer entender melhor sobre as conchas, como usar e como ela pode te ajudar durante a amamentação do seu bebê. Vamos lá!

O que é e para que serve a concha de amamentação?

A concha é um produto, normalmente feito de plástico livre de BPA, que serve para corrigir o formato dos mamilos e ajudar na amamentação. Existem conchas de bases rígidas ou flexíveis, e cada uma é melhor para determinadas situações. 

Se os seus mamilos forem invertidos ou planos, a concha de amentação de base rígida pode ajudar a corrigir o problema e preparar os seios para a amamentação. Isso vai ajudar o bebê na pega da mama, possibilitando que ele mame com mais facilidade. Inclusive, a concha de base rígida pode ser usada até mesmo antes do parto, durante algumas horas por dia, para fazer a correção do bico do seio antes mesmo do bebê nascer.

Se o problema for que seus mamilos estão machucados ou rachados, a melhor opção é a concha de amamentação de base flexível. Ela protege o seio contra o atrito da pele com o sutiã e devido aos furos de ventilação permite que a região machucada tenha uma cicatrização mais rápida , diminuindo a dor e tornando o processo de amamentação mais confortável.

Os dois modelos são ótimos, também, para evitar o vazamento do leite materno e não deixar as roupas da mamãe molhadas. O leite é coletado pela concha, mas é preciso lembrar de esvazia-las com frequência dependendo de como está a produção do seu leite materno.

Como escolher a concha de amamentação?

A decisão pela base flexível ou rígida deverá ser feita dependendo das suas necessidades, como já vimos. No entanto, existem alguns outros fatores que é importante considerar:

  • As conchas devem ser transparentes: dessa forma é possível verificar facilmente se há leite na concha e qual é o estado de higienização dela.
  • É necessário que tenham buracos para ventilação: é importante que a concha seja ventilada para que sua pele consiga respirar.

Fique atenta ao tamanho da abertura para o mamilo: o tamanho dessa abertura varia muito de produto para produto. É importante que seu mamilo não fique muito apertado. O ideal é que a abertura ofereça espaço para o mamilo e parte da aréola. Da mesma forma, uma concha com a abertura grande demais não servirá para corrigir o formato do mamilo, apenas para proteger o seio e coletar o leite.

Como usar a concha de amamentação?

Concha de amamentação rígidaBasta colocar a concha por baixo do sutiã, diretamente nos mamilos. É importante que os buracos para ventilação fiquem voltados para cima.

A concha flexível pode ser usada durante o dia, em intervalos de duas horas sendo tirada apenas para dormir. Já com as versões rígidas ou com orifícios pequenos, a recomendação é que você não use por mais do que três horas por dia. Nesse caso, prefira usar o produto alguns minutos antes da amamentação.

As conchas rígidas podem sem utilizadas entre o 4º e 7º mês de gravidez, para preparar o seio para a amamentação. Já as flexíveis são recomendadas para o pós-parto, para proteger os mamilos de rachaduras e ferimentos.

Como existem muitas variações dependendo do tamanho do orifício de concha e flexibilidade das bases, é sempre bom consultar o seu obstetra referente ao tempo de uso e tamanho recomendados para você.

Quais os principais benefícios de usar a concha de amamentação?

Agora que você conhece melhor esse produto e como escolher a melhor concha de amamentação para você, vamos listar quais são os benefícios de utilizá-las:

  • Corrige o formato dos mamilos para ajudar na amamentação
  • Evita o contato dos mamilos machucados com o sutiã
  • Mantém os seios arejados
  • Ajuda a prevenir rachaduras
  • Contribui para a cicatrização de mamilos machucados
  • Se houver vazamento de leite, esse fica dentro das conchas, evitando desperdícios
  • Evita que o leite manche e molhe suas roupas

Para garantir que esse produto não te trará nada além de benefícios, sempre higienize a concha de amamentação conforme as orientações do produto e não use a concha rígida por períodos muito grandes de tempo.

concha para amamentação certamente deixará mais fácil esse momento tão especial entre você e seu bebê!

 

Texto: Redação Bebê 123


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você