Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Teste de Apgar e a importância do pediatra neonatologista

Teste de Apgar e a importância do pediatra neonatologista
Comunidade Materna
abr. 29 - 3 min de leitura
000

O teste de Apgar avalia as condições vitais do bebê assim que nasce.

O bebê ainda na barriga da mamãe recebe tudo o que precisa através dela, o oxigênio chega a todos os órgãos pelo cordão umbilical, quem respira é a mãe, os pulmões do bebê ficam fechados aguardando a primeira respiração para funcionar. Ao nascer os bebês tem muita secreção nas vias respiratórias e digestivas, por isso, a primeira respiração é muito importante.

Para isso o pediatra neonatologista acompanha o nascimento do bebê e o ajuda se for preciso, para que os primeiros minutos de vida e a oxigenação de todos os órgãos seja perfeita.

Assim que o bebê nasce o neonatologista dá uma nota no primeiro e no quinto minuto de vida do bebê, está nota é conhecida como teste de Apgar que pode variar de zero a dez, no entanto, o ideal é que o bebê tenha nota maior que sete no quinto minuto de vida. Esta nota avalia a frequência cardíaca do bebê, os movimentos, a respiração, o tônus muscular e a cor do recém-nascido que pode estar rosado, corado ou ainda roxinho (cianótico). Cada um destes itens recebe uma nota de zero a dois onde a soma de todos deve ser entre sete e dez, sendo assim o bebê não irá precisar de nenhum tratamento imediato como por exemplo, auxilio para respirar.

Avaliação de cada nota para o Teste de Apgar

1 – Avaliação entre 8 e 10 indica que o estado de saúde do bebê está de ótimo a excelente e que não irá precisar de cuidados extras.

2 – Avaliação entre 5 e 7 mostra que o estado do bebê é regular e que pode ser preciso ajuda de aparelhos para respirar.

3 – Avaliação abaixo de 5 indica que o bebê está em condições que exigem ajuda médica especial.

Fique calma, se a avaliação do primeiro minuto não for muito alta, pois a segunda avaliação que é a do quinto minuto costuma ser maior e mais tranquilizadora.

Como saber qual foi a nota do meu bebê? Você pode perguntar ao neonatologista na sala de parto ou antes da alta da maternidade o médico entregará o resultado.

O teste de Apgar é o primeiro boletim da vida do bebê e também uma informação muito útil para o pediatra que irá acompanha-lo depois porque permite entender as exatas condições de nascimento da criança.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você