Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Suor excessivo na gravidez – Hiperidrose

Suor excessivo na gravidez – Hiperidrose
Comunidade Materna
abr. 5 - 4 min de leitura
000

O suor excessivo na gravidez, ou hiperidrose como também é chamado, é algo completamente comum e se manifesta em muitas mulheres. Outra coisa muito frequente é que a mulher sinta grandes ondas de calor, tanto durante o dia como também durante a noite, o suor noturno.

Isso, de fato, é algo extremamente comum visto que os níveis hormonais e o fluxo sanguíneo aumentam. O resultado disso é uma elevação na temperatura corporal, fazendo com que o organismo passe a produzir o suor a fim de gerar um resfriamento.

É comum também que esses sintomas continuem em algumas mulheres mesmo depois da gravidez. Isso acontece porque o corpo trabalha para liberar o líquido em excesso, promovendo o reequilíbrio dos níveis de hormônios.

Hiperidrose noturna

O suor excessivo na gravidez durante a noite pode ser decorrente de diversos fatores, entretanto ele pode servir até como um sinal de início da gravidez.

Isso porque a mudança dos hormônios que ocorrem durante a gestação afetam uma parte do cérebro que é responsável pelo controle da temperatura. A consequência disso é que a grávida transpira mais.

A boa notícia é que o suor excessivo na gravidez durante a noite tende a diminuir com o decorrer da gestação. Entretanto, com uma nova mudança nos níveis hormonais ao final da gravidez é comum também que os sintomas possam retornar.

Mas afinal, como diminuir os sintomas da Hiperidrose?

Que a gravidez é uma fase linda ninguém tem dúvidas. Por outro lado, é fato sabido que ela causa uma verdadeira revolução física e psicológica no corpo da mulher, tal como o suor excessivo.

A maior ocorrência de queixa a respeito do problema é durante o terceiro trimestre. Isso acontece porque é nessa fase que o corpo tende a reter uma quantidade maior de líquidos graças ao metabolismo acelerado.

Então, se você está passando por esse problema e não sabe como resolver, veja algumas dicas abaixo que podem ajudar bastante a minimizar o suor excessivo na gravidez:

1º Banho e antitranspirante: A primeira dica de todas é tomar banho diariamente e apostar em um bom antitranspirante depois para garantir uma boa proteção contra o suor. Vale lembrar que existem produtos com fórmulas que chegam a ser 3 vezes mais fortes que as dos demais produtos do mercado.

2º Acompanhamento: Obviamente que dissemos aqui que o suor excessivo durante a gravidez é algo comum. Entretanto, é preciso ficar sempre atenta e realizar um bom acompanhamento médico para garantir que não significa nada mais do que isso.

3º Roupas: Escolher bem as roupas também é de grande ajuda na minimização do problema de suor. O melhor é optar sempre por tecidos naturais, afinal eles facilitam o processo de transpiração. As roupas íntimas também merecem atenção e o ideal é optar por peças de algodão.

4º Evitar: É bem provável que, simplesmente pelo fato de estar gravida, você já esteja evitando ingerir cafeína, álcool, nicotina e alimentos picantes. Entretanto, se você segue ingerindo algum desses e sofrendo com suor excessivo na gravidez, a dica é suspender o consumo para ajudar a minimizar o problema. 

5º Hidratação: O suor elimina muitos líquidos do corpo e isso pode levar à desidratação. Por isso, nada melhor do que andar sempre com uma garrafinha de água para repor os líquidos perdidos. 

6º Ventilação do ambiente: Para quem está sofrendo com o suor excessivo na gravidez, a dica é tentar manter o quarto bem arejado e ventilado durante a noite. Se for o caso, isso por ser feito com ventilador, ar condicionado e até mesmo deixando as janelas abertas para que o vento circule. Roupas de cama e pijamas leves também são imprescindíveis.

Agora que você já sabe que a Hiperidrose é algo comum na gestação aproveite essas dicas e não sofra mais com o suor excessivo na gravidez.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você