Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Filhos são nossos espelhos

Filhos são nossos espelhos
Dani Nalini
mar. 5 - 4 min de leitura
010

Você já parou para analisar as manias, as atitudes dos seus filhos? Aquele comportamento que mais te incomoda e que você vive tentando corrigir, é exatamente o seu comportamento =s

Filhos são nossos espelhos. Eles fazem sem perceber tudo aquilo que fazemos.

Antes de brigar ou tentar corrigir algum comportamento de um filho, experimente analisar de onde está vindo. Quase sempre encontraremos em nós.

A gente erra sem perceber e por sermos adultos consideramos nossas atitudes sempre corretas, e as deles sempre erradas. Mas não é verdade. Eles estão repetindo as nossas, da forma deles.

Para mudar uma realidade com os filhos, precisamos nos corrigir primeiro.

As crianças aprendem muito mais com exemplos do que com palavras. E isso acontece em todas as áreas.

Não adianta exigir, brigar para que seu filho coma de forma saudável, se ele nunca viu você comendo dessa forma. Mesmo que você faça um discurso de que ele precisa comer, explique sobre os nutrientes e etc. Palavras não são suficientes para dar exemplos.

Ele precisa ver sempre a comida saudável no seu prato com frequência, como hábito.

Ou também proibir o uso de eletrônicos, mas você não sai do celular.

Esses são dois exemplos dos erros mais comuns que cometemos, mas isso serve para tudo. 

Muitas vezes quando chamo a atenção das crianças, paro e penso: Caraca, ele/ela tá fazendo o que eu faço. É aquela sensação de estar chamando a sua própria atenção. 

Eu sou uma pessoa que não gosta de rotina, dias iguais, tudo no mesmo horário, na mesma ordem. Por mais que tenha tentado diversas vezes colocar rotina dessa forma nas crianças,  sempre sem sucesso, e só estresse. Hoje eu entendo que a rotina só funciona com as crianças se eu também tiver a minha.

Mas também aprendi que isso é de cada um. Eu sou assim e tá tudo bem, desde que tudo funcione mesmo sem a rotina igual de todos os dias.

Não existe certo e errado. Na minha opinião o certo é aquilo que funciona para cada família. O importante é conseguir conduzir tudo de forma harmoniosa, todos tem que estar bem, caminhando num ritmo parecido (não igual, por que cada ser é único). 

Aqui em casa mesmo sem aquela rotina “igualzinha” todos os dias, vamos melhorando com combinados. Eu costumo dizer que tudo que é combinado com antecedência, dá certo.

Acredito muito nos combinados, pois dão responsabilidade e é uma forma de dar credibilidade às crianças. Por exemplo:

  • Não quero fazer lição agora! 

  • Ok, mas então me diga que horas você vai fazer, escolha um horário até as 17h.

  • Vou fazer às 15h!

  • Combinado. Às 15h quero ver você fazendo a lição então.

Obs: Deixe a criança lembrar sozinha, não adianta chegar o horário e ficar cobrando. Eles podem atrasar um pouquinho, mas eles cumprem.

Mas é claro que se a criança não cumprir o combinado, é necessário analisar o por que não está funcionando. Provavelmente você também não está cumprindo os seus com ela.

Lembre-se que isso só dá certo, se todos da casa cumprirem os combinados. Se você combinar com a criança algo que ela queira, é importante você cumprir exatamente como foi combinado.

Imprevistos acontecem tanto pra nós quanto para eles, mas se a maioria der certo, tudo vai fluir bem. Os que não derem, é importante fazer um novo combinado.

Para finalizar, recomendo aos pais uma reflexão de nossas atitudes com os filhos. Um olhar para nós mesmos, o que precisamos curar dentro de nós.

O que desejamos que nossos filhos sejam, eles precisam ver e sentir o que vem de dentro dos pais.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você