Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Soluço do bebê é normal?

Soluço do bebê é normal?
Comunidade Materna
ago. 16 - 4 min de leitura
000

 

É normal o bebê soluçar toda hora?
Por que os bebês soluçam?
Devo me preocupar com o soluço?
Faz mal? Como evitar o soluço?
Como parar o soluço do meu bebê?

O soluço do bebê incômoda mais aos pais do que propriamente a criança e a primeira dúvida ao ver o filho soluçando é querer saber se é normal. A resposta é sim! É muito comum os bebês soluçarem bastante principalmente no primeiro mês de vida e não dói nada.

E para matar ainda mais a curiosidade, seu bebê já tinha soluço muito antes de nascer, dentro de sua barriga, como parte do processo que o ensinou a respirar.

O diafragma (um músculo que fica em baixo do pulmão) se contrai para que o ar entre no pulmão, o soluço acontece justamente quando alguma coisa irrita o diafragma como o ar que entra na hora errada durante a mamada por exemplo, o que faz com que o diafragma se contraia fora do ritmo e produza o som característico do soluço.

Nesta idade o diafragma ainda é imaturo, mas à medida que os bebês vão adquirindo um maior controle dos seus movimentos os soluços vão diminuindo naturalmente.

Quando me preocupar com o soluço do bebê?

Se após um ano de idade os soluços da criança acontecerem com frequência ou forem incontroláveis é indicado conversar com o pediatra a respeito.

Os bebês com refluxo gastroesofágico tendem a soluçar mais, neste caso se você notar que o bebê está soluçando muito e que o impede de comer ou dormir, regurgitando com maior frequência, tossindo ou ficando irritado, marque uma consulta com o pediatra.  

O que posso fazer para evitar o soluço?

Ao amamentar fique atenta para ver se o bebê pegou corretamente o peito, assim terá certeza de que ele está engolindo mais leite e menos ar, isso ajuda a evitar o soluço.

Se o bebê mama muito rápido tente fazer algumas pausas tirando ele do peito por alguns instantes, se ele toma na mamadeira escolha uma que evite o acumulo de ar, verifique se é ideal para a idade e jamais aumente o furo.

Após a mamada, coloque-o bebê em posição inclinada para que ele arrote (o que também evita refluxo).

Se o bebê já está se alimentando com papinhas, evite dar a comida muito rápido e com pressa, tenha calma e faça com que ele coma devagar, quanto mais rápido se come, mais ar engole.

Como parar o soluço?

Se você ainda amamenta, uma alternativa quando o bebê está soluçando muito é colocá-lo para mamar porque o movimento de sucção bloqueia o reflexo do soluço, que acontece por causa da imaturidade do diafragma.

Se o bebê mamou a pouco tempo, o ideal é colocá-lo na posição em pé no seu colo para que ele possa arrotar, o soluço também acontece quando o bebê mama demais ou engoliu muito ar durante a mamada.

Mantenha o bebê agasalhado corretamente, o soluço também pode acontecer quando ele está com frio.

Você deve ter ouvido falar de um monte de simpatias para parar o soluço como por exemplo colocar uma linha vermelha na testa da criança. Apesar de todas as teorias para fazer o bebê parar de soluçar os médicos não garantem que alguma delas funcione. 

Geralmente com estas medidas acima, o soluço do bebê desaparece sozinho, outras formas caseiras de parar os soluços, como sacudir ou assustar o bebê, devem ser evitadas porque podem machucar a criança.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você