Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sexo na gravidez pode ou não pode?

Sexo na gravidez pode ou não pode?
Comunidade Materna
mai. 21 - 3 min de leitura
000

A gestação transforma a vida do casal, que neste momento estão se preparando para o papel de pai e mãe, mais saiba que: “sexo é bom, faz bem para quem pratica e para a relação do casal, desde que seja uma gravidez saudável e sem intercorrências”.

Para a relação do casal, o sexo pode fazer muito bem, e não existem regras, pois alguns casais perdem o estímulo sexual durante a gravidez, já outros sentem mais vontade. O importante é que o casal esteja em harmonia, o que é positivo para o bebê.

Existem mulheres que se sentem “imaculadas” por estarem grávidas e muitos companheiros concordam, diminuindo o apetite sexual do casal. Há casais que ficam com receio por acharem que podem machucar o bebê, se faz bem ou se faz mal. É muito comum essa dúvida para os casais que serão pais pela primeira vez, portanto, relaxem! Seu bebê está bem protegido dentro da placenta e do útero.

Riscos podem acontecer quando a gestante apresenta ameaça de aborto, de parto prematuro, sangramento ou perda de líquido amniótico, o ideal nesta fase de risco é a abstinência sexual, não necessariamente durante toda a gravidez, passado o problema o sexo está liberado. Para isso é muito importante o acompanhamento do médico.

O bebê começa a perceber melhor os estímulos externos (como sons) à partir do sexto mês de gravidez, em relação ao sexo dos pais, ele apenas sente estímulos como se a mãe estivesse caminhando ou fazendo movimentos do dia a dia.

Com o passar dos meses, as posições da relação sexual devem mudar. No início não há restrição, mas com o aumento do útero que está crescendo a cada dia, a gestante deve procurar manter-se em uma posição confortável e sem compressão forte sobre o bebê, tome cuidado também com a coluna.

No final da gravidez, a relação sexual libera o hormônio ocitocina, responsável pelas contrações. Nas gestações normais, o sexo é bem-vindo nessa fase porque já vai preparando o corpo da mulher para o nascimento do bebê.

O único momento em que o sexo passa a ser totalmente proibido é após o parto, quando o casal deve ficar 40 dias sem transar. “Esse é o período de cicatrização interna e há alguns riscos, como, por exemplo, o surgimento de infecções. Por isso o sexo deve ser evitado”.

Vale lembrar que durante o período de amamentação, o hormônio do leite inibe a dopamina, neurotransmissor da libido, fazendo com que diminua o apetite sexual da mulher, mas em alguns meses tudo volta ao normal.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você