Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Receitinhas da vovó para combater a tosse

Receitinhas da vovó para combater a tosse
Comunidade Materna
set. 4 - 4 min de leitura
000

Toda mãe sabe como as crianças sofrem com a tosse, e o quão difícil é convencê-las a tomar remédios. Sem contar que, se a cada tosse fosse feita uma visita ao pediatra, vocês nunca mais sairiam de lá.

A tosse pode ser um sintoma de resfriado ou até mesmo alérgica. Normalmente, não evolui para nada mais sério e pode ser facilmente controlada com remédios caseiros.

Separamos algumas receitas caseiras e fáceis de fazer para aliviar os sintomas da tosse. Mas fique atenta: se a tosse persistir ou durar mais do que três dias, o melhor a fazer é consultar um pediatra.

Confira a seguir alguns remedinhos caseiros que são super eficientes contra a tosse:

Mel com limão

O limão é rico em vitamina C e o mel é um dos antibióticos mais poderosos da natureza. Além de tudo, a viscosidade ajuda a proteger a garganta dos terríveis “arranhados” que sentimos quando a tosse é seca.

O preparo é simples: Basta misturar o suco de limão com o mel e tomar algumas colheres no decorrer do dia.

Sopa de frango

Toda a vovó sabe: Não há nada que uma boa canja não cure. A famosa receita é rica em ferro e zinco, o que acelera a melhora de todos os sintomas do resfriado, incluindo a tosse.

Essa receita é especialmente eficiente quando a tosse é acompanhada de muco. Além de tudo, é uma delícia e vai dar muita energia para os pequenos.

Para preparar a canja, basta selar levemente a carne de frango, adicionar água e os legumes de sua preferência e deixar ferver. Você pode também colocar macarrão ou arroz na sopa.

Chocolate quente

Além de confortar a alma, o chocolate comprovadamente ajuda a combater a tosse. O cacau contém uma substância chamada teobromina que é capaz de aliviar as tosses causadas por infecções.

Quer uma dica para deixar a receita ainda mais poderosa (e deliciosa)? Adicione marshmallows. A viscosidade do doce derretido no leite ajuda a proteger a garganta.

Além disso, seus filhos certamente vão eleger esse como “o melhor remédio do mundo”. Mas cuidado com o excesso de açúcar, não ofereça o chocolate quente com marshmallows todos os dias.

Creme de bananas

Esse creme é rico em vitaminas e serve para dar uma ajudinha para o sistema imunológico da criança. Além de tudo é delicioso. Para preparar, basta amassar duas bananas com um garfo, acrescentar 400ml de água fervendo e deixar a mistura descansar por 30 minutos. Depois, basta colocar duas colheres de mel.

Se os pedacinhos incomodarem os pequenos, você pode passar a mistura pela peneira.

Esse remédio deve ser consumido morno, pelo menos quatro vezes por dia.

Cebola ao lado da cama

A cebola tem a capacidade de limpar o ar à sua volta de alergênicos. Então, se a tosse for de origem alérgica, um remédio muito popular é cortar uma cebola na metade e deixar ao lado da cama da criança enquanto ela dorme.

A cebola purifica o ar, ajudando a diminuir os sintomas.

Xarope de beterraba

Esse xarope caseiro é muito fácil de fazer. Basta cortar as beterrabas em fatias e polvilhar açúcar mascavo por cima.

Durante o dia, a beterraba vai soltar um líquido, que pode ser usado como xarope e é cheio de vitaminas.

Suco de cenoura

Repleto de vitamina C, esse suco é ótimo para combater os sintomas da tosse e fortalecer o sistema imunológico. Para fazer o suco, basta ralar a cenoura e coar o líquido que ela solta. Misture esse suco com mel em quantidades iguais e ofereça para a criança várias vezes ao dia.

O sabor é adocicado e agradável, então você dificilmente terá dificuldades para convencer os pequenos a tomar.

Com essas receitas simples e gostosas, vai ficar fácil tratar a tosse do seu filho. Mas lembre-se: se a tosse for muito intensa ou se persistir durante mais de três dias, sempre leve ao pediatra.

A tosse pode ser apenas um sintoma de resfriado ou alergias, mas também pode anunciar algum problema mais sério. Então, fique sempre de olho.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você