Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quarto Montessoriano - autonomia para as crianças

Quarto Montessoriano - autonomia para as crianças
Comunidade Materna
mai. 19 - 5 min de leitura
000

Quando a Sarah tinha oito meses, conheci a filosofia montessoriana ou método montessoriano, criado por Maria Montessori, educadora. Neste, preza-se pela autonomia da criança e para isso, a casa, e especialmente o seu quarto, deve ser estabelecido sob a perspectiva da criança e não do adulto e de acordo com sua idade.

Resolvemos, então, adaptar o quarto da Sarah. Nos desfizemos do berço, trocador, cadeira de amamentação, mesinha de apoio e tornamos seu quarto um lugar minimalista, aconchegante e seguro para ela. 

Ela passou a dormir no colchãozinho (o mesmo que usávamos no berço), protegida nas laterais pelo kit berço, mas com autonomia para engatinhar quando acordasse. A estante, era totalmente aberta e acessível para que ela alcançasse seus brinquedos e escolhesse com o que queria brincar. A estante ainda funcionava de barra, pois ela se apoiava e levantava sozinha, segurando na prateleira. Havia um espelho para ela se observar e se descobrir. Avaliamos bem a segurança e protegemos quinas, tomadas, cantos, para que ela tivesse toda a liberdade e nós, tranquilidade.

Sarah amava seu quartinho! Desde os nove meses, quando começou a engatinhar, acordava e ia brincar em sua estante, com total autonomia. Aos dois anos, ela já foi para a caminha, pois passou a conseguir subir e descer sozinha. Até hoje, praticamente tudo em seu quartinho e banheiro são acessíveis a ela. O resultado Uma menininha independente, que escolhe a própria roupa e a veste, que vai ao banheiro sozinha, que brinca e se diverte em seu quarto mesmo quando não tem amiguinhos para brincar. 

Dicas para montar ou adaptar um quarto montessoriano para as criançasQuando engravidei dos gêmeos Miguel e Henrique, decidimos que o quarto seguiria a mesma proposta desde o começo. Não compramos berço de madeira e sim, bercinhos portáveis, que durante o dia ficam no quarto deles e à noite vão para o nosso e que futuramente serão usados como cadeirinha.

Colocamos apenas uma poltrona de amamentação e uma mesinha de apoio, que sairão futuramente. A estante também foi pensada para ter os brinquedos acessíveis a eles, que quando completarem cerca de nove meses, irão dormir em caminhas no chão.

Sei que muita gente acha estranho. Fui questionada na época da Sarah. Colocar a criança para dormir no chão? E o frio, a segurança e bichos? Tudo isso realmente tem que ser avaliado. Por aqui, usamos tapetinhos de EVA para proteger o piso caso ela escorregasse, caísse e para reduzir o contato com o piso frio. E com os meninos, tomaremos as mesmas providências. 

Mas é importante destacar que não se trata apenas de adaptar o ambiente e sim de dar condições para que a criança se desenvolva no seu tempo, do seu jeito e de forma autônoma. Para quem gostou da ideia e está pensando em montar ou adaptar o quarto das crianças, vão aí algumas dicas:

Dicas para montar ou adaptar um quarto montessoriano para as crianças

  1. Quarto Montessoriano - autonomia para as criançasExistem alguns elementos essenciais em um quarto montessoriano: caminha ou colchão onde a criança ou bebê consigam subir e descer sozinha; espelho, para que a criança possa se ver e se descobrir; barra (para bebês), para que o bebê possa ficar de pé e facilite seu aprendizado para andar; brinquedos e livros acessíveis em estantes ou no chão; brinquedos sensoriais e móbiles, que auxiliem no desenvolvimento da criança;  
  2. A segurança deve estar em primeiro lugar. Para cada item a ser colocado no quarto, devem ser avaliados todos os riscos;
  3. Menos é mais. Quanto mais minimalista o quarto for, mais espaço a criança terá para brincar e se desenvolver. Inclusive a quantidade de brinquedos não deve ser grande. Caso a criança tenha muitos brinquedos, deve-se fazer um rodízio de tempos em tempos para que eles possam caber no espaço disponível e para que ela tenha sempre brinquedos "novos";
  4. Os brinquedos não devem ser guardados em lugares do quarto onde a criança não possa vê-los, como caixas e cestos, pois ela acabará não brincando com eles;
  5. Se possível, um espaço na sala de estar também deve ser adaptado, para que a criança tenha lugar para brincar próximo dos outros membros da família.

Sákia Lima - Lancheira Divertida

Olá! Eu sou a Sáskia, mãe da Sarah e dos gêmeos Miguel e Henrique.

A maternidade me transformou completamente! Depois do nascimento da Sarah, hoje com quatro anos, passei a repensar desde as minhas prioridades, até os hábitos alimentares. Foi aí que criei a @lancheiradivertida, um perfil no Instagram onde compartilho dicas, receitas e vivências sobre a alimentação infantil de forma saudável e prática.

Ficarei muito feliz em te encontrar nas minhas redes sociais e acompanhar um pouquinho do meu dia a dia!

www.lancheiradivertida.com
Facebook /lancheiradivertida
Instagram/lancheira_divertida
E-mail: lancheiradivertida@gmail.com
 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você