Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quantas horas a criança precisa dormir por dia em cada fase?

Quantas horas a criança precisa dormir por dia em cada fase?
Comunidade Materna
set. 25 - 4 min de leitura
000

É muito normal que os pais se preocupem com a segurança, a alimentação, e a higiene dos filhos e essa mesma preocupação deve ser aplicada quando o assunto é o sono dos pequenos.

Isso porque o sono tem tanta importância quanto todos os outros itens citados acima e é vital para o desenvolvimento infantil. Aliás, o sono é vital para todos, principalmente para aqueles que estão em fase de crescimento.

A National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), que é um órgão americano respeitado em todo o mundo e especializado neste assunto, elaborou e divulgou uma tabela com o tempo ideal de sono de acordo com a faixa etária.

Para chegar a esse resultado, a instituição fez uma pesquisa bem ampla com pessoas de diferentes hábitos, origens e idade e o período de duração da pesquisa foi de dois anos. Este estudo foi orientado por dezoito cientistas, que são especialistas no assunto e os resultados são validos também para o Brasil.

Vale lembrar que a necessidade do sono varia de acordo com cada indivíduo. Então, a tabela oferece a inclusão de margens, que não são consideradas ideais mas podem ser aceitas.

Um exemplo disso são os bebês entre 4 e 11 meses. Nessa idade o ideal seria dormir de 12 e 15 horas diárias, mas poderá existir uma variação para menos, de 10 a 11 horas, ou para mais, de 16 a 18 horas.

Porém vale lembrar que mais horas de sono são necessárias para fixação do aprendizado e descanso, além disso o hormônio do crescimento é liberado em maior quantidade durante a noite.

Em junho de 2016 a Academia Americana de Medicina do sono, com o consenso de pediatras participantes, divulgou a quantidade recomendada de horas de sono para diversas faixas etárias.

Foram analisadas por médicos 864 artigos científicos que os levaram a conclusão que: as pessoas que costumam dormir o número de horas recomendada, resultam na melhora do estado emocional, memória, atenção e aprendizagem.

Mas afinal, quantas horas a criança precisa dormir por dia em cada fase?

O tempo de sono varia de acordo com a idade da criança. Isso porque cada fase tem suas necessidades e é por isso que a quantidade de horas pode variar bastante! Para que você possa ter uma referência, vamos ver abaixo uma lista com as horas de sono indicadas para cada idade.

1 mês
Ciclos de sono que duram de 1 a 4 horas intercalados com 1 ou 2 horas acordado independentemente de ser dia ou noite. Total de 16 a 20 horas por dia.

3 meses
Nessa idade o sono durante a noite costuma ser de 6 a 9 horas. As sonecas podem ser de 5 a 9 horas, fracionadas em 3 ou 4 sonecas. Total de 15 horas de sono por dia.

6 meses
Nessa fase o sono noturno costuma ter de 9 a 11 horas. As sonecas duram de 2 a 3 horas, divididas em 2 ou 3 sonecas. Total de 14 horas de sono por dia.

1 ano
Nessa fase o sono noturno costuma durar de 9 a 10 horas. As sonecas são de 2,5 a 3 horas sendo uma pela manhã e outra pela tarde. Total de 13 horas de sono por dia.

2 anos
Nessa fase o sono noturno costuma durar, em média, 10 horas e meia. As sonecas são de 1,5 a 2 horas durante a tarde. Total de 12,5 horas de sono.

3 anos
Nessa idade o sono a noite também dura 10 horas e meia. A soneca costuma ser de 1 a 1,5 durante a tarde. Total de 12 horas de sono por dia.

4 anos
Já com 4 anos, as horas de sono noturno tendem a aumentar novamente, subindo para 11 a 12 horas. Nessa fase a soneca já não se faz mais necessária. Total de 12 horas de sono por dia.

6 anos
Nessa idade as sonecas não existem mais e o período de sono noturno varia de 10 a 11 horas.

10 anos
Aos 10 anos continua tudo como antes, ou seja, a criança continua necessitando de 10 a 11 horas de sono durante a noite e sem fazer a soneca.

Pronto! Agora você já sabe quantas horas a criança precisa dormir em cada fase.

 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você