Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quando o meu bebê vai dormir a noite toda?

Quando o meu bebê vai dormir a noite toda?
Comunidade Materna
set. 16 - 5 min de leitura
000

Cuidar de um bebê recém-nascido não é uma tarefa fácil. Dormir uma noite completa pode estar parecendo uma memória distante para a mamãe e é comum se perguntar quando o bebê conseguirá dormir à noite toda.  

A verdade é que, assim como a maioria dos grandes marcos do desenvolvimento humano, a idade varia muito. 

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, demonstrou que os bebês podem estar prontos para dormir à noite toda antes do que imaginávamos, mesmo assim, não existe um consenso sobre a idade exata. 

Com esse post, você vai descobrir o que esperar sobre o desenvolvimento do sono do seu bebê e entender melhor o porquê de o pequeno acordar tanto nos primeiros meses. Vamos lá? 

O ciclo de sono está muito ligado à alimentação

Mesmo em adultos, o ciclo de sono está muito relacionado aos horários das refeições. Durante a noite, o nosso cérebro “desliga” o sistema digestivo. Note que se você faz uma refeição muito pesada perto do horário de dormir, provavelmente terá dificuldades no sono.

Mas não nascemos com essa habilidade de pausar o nosso sistema digestivo por um longo período. Ela é aprendida, e os bebês acordam tanto durante a noite por isso. O que os acorda é a sensação de fome.

A partir do terceiro mês de vida, o bebê começa a adquirir essa habilidade. No entanto, você pode dar uma ajudinha no aprendizado.

Você pode fazer isso reduzindo gradativamente a quantidade de leite oferecida de madrugada e compensando essa quantidade durante o dia.

É comum que os bebês durmam após cada mamada. A sensação de barriga cheia dá sono, e os mais novos também ficam muito cansados depois de mamar. A partir dos três meses, no entanto, você pode começar a tentar remover a associação da alimentação com o sono. Essas adaptações devem ser feitas sempre de maneira gradativa e delicada.

Outra estratégia para ajudar na formação dos hábitos de sono é introduzir novos comportamentos à rotina do bebê. Por exemplo, ler uma história, cantar uma música ou dar um banho antes de dormir. Aos poucos, o organismo do pequeno vai compreendendo que essas ações marcam o momento de “desligar” pelo dia.

Com que idade esperar que o bebê durma a noite toda?

O aprendizado é gradual e diferente para cada bebê, mas a maioria dos pediatras concorda que você não deve esperar uma noite inteira de sono antes dos seis meses de idade.

A diferenciação entre noite e dia começa, em geral, aos três meses. Mas essa é uma adaptação que leva algum tempo, então é preciso ter paciência no primeiro momento.

Confira mais dicas para ajudar a estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Agora que você sabe o que esperar, veja como ajudar seu bebê a ajustar o relógio biológico:

  • A partir do fim da tarde, prefira atividades relaxantes. Nada de televisão, barulhos altos e vídeos na internet.
  • Proporcione um ambiente tranquilo no quarto do bebê.
  • Não coloque roupas desconfortáveis ou muito quentes no bebê na hora de dormir.
  • O ideal é que o bebê caia no sono no berço. É claro, isso pode ser muito difícil, principalmente no começo. Mas procure ajudá-lo gradualmente a pegar no sono sem estar no colo.
  • Amamente enquanto o bebê ainda está bem acordado. Depois, comece os rituais da rotina do sono (tomar banho, ler histórias…). Dessa forma, ele começa a desvincular o mamar do sono.
  •  Antes de pegar o bebê no colo quando você percebe que ele começou a acordar, coloque a mão nele dentro do berço mesmo. Às vezes sentir sua presença é o suficiente para que ele se acalme e volte a dormir.
  • Não elimine completamente as sonecas durante o dia. Elas são necessárias para repor as energias e facilitar o aprendizado.
  •  Fazer a criança se esgotar durante o dia para que ela durma a noite toda pode ter o efeito oposto. A prática pode criar um sono agitado e de má qualidade. Portanto, respeite o tempo da criança e tenha paciência.

Lembre-se sempre que cada bebê tem o seu tempo e que tentar forçar marcos importantes no desenvolvimento pode causar muitos problemas. No entanto, se você achar que o seu filho está tendo dificuldades fora do comum para conseguir dormir, pode valer a pena consultar um pediatra.

Boa sorte para você e para o seu bebê ao desenvolver uma rotina saudável de sono!


Amanda R. Comício - psicóloga e educadora


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você