Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quando o bebê vai dormir a noite inteira?

Quando o bebê vai dormir a noite inteira?
Comunidade Materna
nov. 1 - 3 min de leitura
000

Depois de alguns dias com o recém-nascido em casa, a grande pergunta de muitos pais é: quando o meu bebê vai dormir a noite inteira? Isso porque enquanto o bebê não consegue relaxar por várias horas seguidas durante a noite, os pais também não. A boa notícia é que a partir dos seis meses de idade, seu filho já estará apto a dormir a noite toda. Mas isso também vai depender da relação que ele e você desenvolverem para a hora de dormir.

Quando o bebê vai dormir a noite inteira

 

Alimentação ajuda o bebê a dormir a noite inteira

Desde de dentro do útero o bebê possui uma noção dos períodos de descanso da mãe. Nós temos um processo biológico que ocorre com o corpo a cada vinte quatro horas. Trata-se do ciclo circadiano e ele tem muito a ver com o nosso cotidiano, com atividades durante o dia e relaxamento durante a noite. Dormimos quando os níveis da nossa temperatura e dos hormônios das glândulas supra-renais caem. Quando eles voltam a subir, acordamos. Esse processo é natural mas precisa ser aprendido pelo recém-nascido.

Para ajudar o bebê a começar a notar isso e entrar no mesmo ciclo que a família, você deve prestar atenção na sua alimentação. Uma barriga cheia, depois da mamada, faz ele ter sono. Ao mesmo tempo, vá organizando as horas que amamenta para retirar a mamada noturna de forma gradativa. Em compensação, aumente a quantidade de leite que ele consome durante o dia. A cada dia ele terá menos fome durante a madrugada até o dia em que não precise mais acordar para mamar. E não vai mais associar suas pequenas (e normais) acordadas noturnas com a alimentação. Dê uma última refeição caprichada antes de dormir e o acorde com uma boa mamada de café da manhã.

Atividades que ajudam o bebê a dormir a noite inteira

Invista também nas atividades coerentes com cada horário. Durante o dia, a casa deve ficar bem iluminada e com seus barulhos e movimentações normais. Na hora de colocar para sonecas diurnas, mantenha o quarto com as janelas abertas e não modifique os sons naturais da casa, assim o bebê vai entender que é de manhã. Já a noite, vá mostrando para ele que está na hora de dormir com alguns rituais relaxantes, como um banho morno, uma canção, uma historinha, uma massagem. É importante manter uma rotina igual todos os dias, e nos mesmos horários, para o bebê assimilar que a hora de dormir está chegando e se preparar para isso.  

Outro fator importante é ensinar o bebê que o ato de dormir depende dele e não de outras pessoas ou locais. Para isso, coloque o no berço na hora de dormir, relaxe-o e depois saia do quarto ou do ambiente antes dele cair totalmente no sono. Assim ele vai aprender a dormir sozinho e caso acorde de noite, saberá que pode voltar a dormir sozinho também, sem precisar da sua presença. Esse processo todo demora um certo tempo, mas insistindo todas as noites com a mesma rotina, seu filho se sentirá seguro e aprenderá a dormir durante a noite inteira.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você