Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual o melhor horário para tomar ácido fólico?

Qual o melhor horário para tomar ácido fólico?
Comunidade Materna
abr. 4 - 3 min de leitura
000

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que auxilia na produção de novas células saudáveis. Ele pode ser encontrado em alguns alimentos, mas dificilmente em quantidades suficientes para suprir a necessidade da mulher. O fato é que, assim como todas as vitaminas existentes, todas as pessoas precisam de ácido fólico, porém ele tem uma importância muito maior para as mulheres que se encontram em idade fértil.

Isso porque, quando o corpo feminino possui uma quantidade suficiente de ácido fólico, tanto antes quanto durante a gravidez, diversos problemas de má formação no bebê podem ser evitados, tais como espinha bífida, que é quando a coluna espinhal não se fecha completamente, protegendo o cordão espinhal, e anencefalia quando todo ou parte do cérebro simplesmente não se desenvolve.

Sendo assim, podemos afirmar que o ácido fólico é de extrema importância, tanto para as mulheres que estão tentando engravidar como para aquelas que já estão grávidas.

Mas será que existe um melhor horário para tomar o ácido fólico? 

A reposta para essa pergunta é SIM e NÃO, ao mesmo tempo. O ácido fólico é absorvido na metade superior do nosso intestino delgado. Por isso, não é que haja um horário do dia que seja melhor para tomar o ácido fólico, apenas que ele é melhor absorvido quando ingerido 30 minutos antes das refeições.

Fazendo isso você favorece que a substância seja absorvida de forma mais eficiente pois evita que ela se misture aos alimentos durante o processo de digestão.

Já quanto a ingestão do ácido fólico, para os casos de gravidez planejada, o ideal é começar a tomar a vitamina pelo menos 1 mês antes de engravidar. Claro que tudo isso deve ser feito sob a orientação de um médico visto que ele pode ter um efeito diferente em cada organismo.

Além disso, a ingestão do ácido fólico deve seguir até os 3 meses de gestação, pois ele diminui bastante as chances de malformações do feto.

Isso quer dizer que o ácido fólico oferece uma série de benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento neurológico do bebê. Isso porque é nas primeiras semanas da gestação que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, considerando também a formação da medula espinhal e cérebro.

É depois desse período que o tubo neural se fecha graças a presença do ácido fólico que é uma importante vitamina chamada de B9. Caso ocorra a falta ou deficiência dessa vitamina, o processo não é completo, podendo gerar os graves problemas para o bebê.

É realmente muito grande a quantidade de problemas graves que podem ser evitados com a ingestão diária  do  ácido fólico, pois ele evita ainda doenças do trato urinário, do coração e também as fissuras lábio palatinas.

Então, consulte o seu médico e aposte no ácido fólico!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você