Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a posição mais segura para o bebê dormir?

Qual a posição mais segura para o bebê dormir?
Comunidade Materna
out. 1 - 3 min de leitura
000

Muitas mães têm dúvidas sobre a posição correta de colocar o bebê para dormir. E de fato é uma questão polêmica e os especialistas nem sempre chegam a um consenso. Muitas crianças vieram a óbito por estarem em uma posição que não favorece a respiração e outras funções do corpo. E quando o bebê dorme no colo ou no carrinho, fica ainda mais difícil posicioná-lo de maneira correta sem acordá-lo. A posição tem tudo a ver com a saúde e bem-estar do seu bebê.

Veja algumas dicas para garantir a segurança do seu filhote! 

Qual a posição correta para a bebê dormir? 

Não tem erro: segundo os especialistas, a posição mais adequada para o bebê dormir é com as costas apoiadas em uma superfície firme, com a barriguinha para cima. O colchão deve ser firme, mas macio, sem grande protuberância na parte da cabeça.  

Não é indicado colocar o bebê de barriga para baixo (bruços) ou de lado, mesmo com o apoio de travesseiros e almofadas. Todo cuidado é pouco. Estas posições estão ligadas à Síndrome da Morte Súbita do Lactente, um fenômeno bem frequente e ainda pouco explicado pela ciência. 

Por que ocorrem as mortes súbitas entre os bebês? 

Médicos e especialistas não conseguem explicar exatamente os motivos da morte súbita. Sabe-se, contudo, que os riscos são maiores em crianças de dois a quatro meses de idade.  

Muitos dados levam a crer que as causas da morte súbita entre os bebês têm a ver com doenças preexistentes, consumo inadequado de alimentos, como o consumo de álcool, fumo e outras drogas na gestação, quartos muito quentes, excesso de cobertas ou mantas soltas, de roupa e colchão demasiado macio. Ao sinal de dificuldades para dormir – apneia, chiado, insônia, irritabilidade, entre outros – fale com o pediatra o quanto antes para averiguar as causas. 

Além disso, o berço deve estar livre de detalhes, como kit berço, almofadas, bichos de pelúcia e outros objetos que podem contribuir com o sufocamento das crianças. É contraindicado ainda nichos e outros objetos sobre o berço, para evitar acidentes. 

Boas práticas para o soninho perfeito!

Crie um ambiente calmo, na temperatura adequada para o seu bebê, com pouca luz. Coloque o seu filhote de barriga para cima na hora de dormir, sem travesseiros ou almofadas, sem cobertores soltos, bichinhos de pelúcia ou qualquer outro objeto. Escolha um colchão firme e reto. O bebê deve ter um berço exclusivo para ele, sem dividi-lo com outra criança. Com estas poucas dicas, você pode garantir o sossego e o bom desenvolvimento do seu bebê. 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você