Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a melhor babá eletrônica?

Qual a melhor babá eletrônica?
Comunidade Materna
mai. 23 - 6 min de leitura
000

Qual a melhor babá eletrônica?

Para quê serve a babá eletrônica

Qual o alcance de uma babá eletrônica?

Vamos esclarecer estas e outras dúvidas abaixo:

Antes de qualquer coisa, precisamos entender a função da babá eletrônica. A babá é um equipamento eletrônico formado por um transmissor (que fica junto ao bebê) e um receptor (que fica com os pais ou quem estiver cuidando do bebê).

Usa-se geralmente enquanto a criança ou bebê está dormindo, para que os pais em cômodos diferentes consigam ouvir o que se passa no ambiente onde se encontra o bebê.

Para facilitar a escolha da babá eletrônica podemos dividir os modelos que se encontram no mercado quanto à frequência, a potência e a tecnologia.

MEGAHERTZ o que é isso?

As babás eletrônicas analógicas podem ter potências de transmissão diferentes
49 MHz (mega-hertz)
900 MHz
2,4 Giga-hertz

Mega-hertz é a unidade usada para medir a frequência, quanto mais MHz a babá tem, maior a sua potência isso não quer dizer que você consegue uma distância maior, quer dizer que você tem uma melhor qualidade de som com menos chiado e menos interferência. O mesmo conceito vale para telefones sem fio por exemplo.

Analógicas X Digitais

Quase como no exemplo acima, a babá eletrônica digital tem uma qualidade muito melhor de som e imagem (no caso de babás com câmera) se comparadas às babás analógicas.

As analógicas geralmente têm dois canais de transmissão A e B ou I e II que devem ser alinhadas tanto no transmissor quanto no receptor, ou seja, se a babá do bebê estiver no canal A, a dos pais deve estar no canal A também ou as duas no canal B.

Já no caso das babás digitais, elas têm dezenas de canais, mas eles não precisam ser alinhados porque a babá faz isso automaticamente, ela escolhe entre os diversos canais aquele se se adequa melhor a sua transmissão.

Com Vídeo

As babás com vídeo são uma ótima opção para quem precisa cuidar com muito mais atenção de um bebê recém-nascido, ou que precise de cuidados especiais, por exemplo, mas na verdade elas podem ser usadas para crianças a perder da idade e para idosos inclusive.

E o motivo é obvio, aqui além de OUVIR você poderá VER seu bebê.

Algumas babás com vídeo tem a opção onde é possível mover a câmera com comandados na unidade dos pais. Mesmo estando em outro cômodo você poderá girar a câmera em ângulos diferentes.

Praticamente todas as babás eletrônicas do mercado com vídeo tem infravermelho o que mantém a condição de uma visualização nítida do bebê mesmo em ambientes totalmente sem luz.

Função TALK

90% das babás só transmitem o som, você não consegue responder ao bebê pela babá, mas isso é diferente nas babás com o botão TALK.

Nestas babás funciona o duplo canal de transmissão, o som do bebê vem para você de maneira ininterrupta, você sempre estará ouvindo o que se passa onde ele está, mas se apertar botão TALK você consegue conversar com a outra unidade também.

Mas para que serve isso?

Bem para uma criança maior você pode usar a função para acalma-la dizer que está tudo bem que você já está chegando, por exemplo.

Ou ainda para se comunicar com outras pessoas que estão no quarto (o pai ou a babá) os lembrando de cobrir a criança ou fechar a janela entre outras coisas.

Função VOX

Muito interessante e bastante útil, as babás que tem esta função quando acionadas param de transmitir som e imagem se for o caso e ficam em modo Stand-by (descanso) assim o som de fundo ou a claridade do vídeo não vão lhe incomodar enquanto você estiver dormindo, mas qualquer ruído no ambiente acionará automaticamente a babá eletrônica e imediatamente ela volta a funcionar.

Alcance

Esqueça as medidas de distância informadas nas embalagens das babás eletrônicas, todas elas representam alcances alcançados em testes em local aberto sem interferência.

Lógico que quando você usa dentro de sua residência as paredes, o teto, equipamentos que tem em casa (telefone sem fio, Wi-fi ...) e a própria região em que mora, irá interferir na distância máxima alcançada.

As embalagens indicam 300 metros, 260, 180, mas isso não importa porque na verdade o uso da babá como já dito tem a função de CUIDAR da criança que está em cômodo diferente do seu então por maior que seja a casa ou apartamento que irá usar você não ficará mais do que 40 metros de distância dela, e esta distância qualquer babá alcança.

Não é para deixar a criança no quarto no terceiro andar e ir com a babá no térreo, ou atravessar a rua para ir à padaria. Em uma distância grande se a criança precisar de ajuda você não terá tempo para fazer nada para socorrer.

Babá com Internet

Muitas pessoas hoje em dia procuram babás com acesso pelo celular através da internet, aqui precisamos entender duas coisas.

1-      Hoje toda babá eletrônica para ser vendida no Brasil precisa obrigatoriamente de ter selo da Anatel, isso garante que a babá está em conformidade com as transmissões e não irá sofrer e nem gerar interferência com outros equipamentos domésticos.
Por esse motivo hoje não encontramos no Brasil babás importadas com esta funcionalidade, pois elas não conseguem certificado para funcionar dentro dos nossos padrões de transmissão.

2-      Encontram-se babás que funcionam EXCLUSIVAMENTE com internet, ou seja, não usam frequência de transmissão, no bem da verdade se tratam de câmeras de MONITORAMENTO com Wi-fi embutido e que fazem transmissão via IP, mas aqui temos um problema se a internet cair você fica sem babá eletrônica.

Resumindo, existem babás eletrônicas que funcionam da maneira tradicional e mais a transmissão via internet e não são vendidas no Brasil e existem as câmeras de monitoramento que só transmitem via internet.

 

Autor: Michel Khalil dos Reis

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você