Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a hora certa de usar produtos de beleza nas crianças?

Qual a hora certa de usar produtos de beleza nas crianças?
Comunidade Materna
nov. 27 - 4 min de leitura
000

Muitas crianças estão cada vez mais usando produtos de beleza, as meninas querendo usar as maquiagens da mãe e os meninos o gel do pai, mas será que pode? A pele e os cabelos das crianças são muito delicados e sensíveis, portanto precisam de cuidados específicos e é necessário saber a hora certa para usar produtos de belezas para evitar alergias ou problemas maiores.

Vamos conferir alguns itens que preparamos para saber o que pode ou não ser usado, lembrando que o produto infantil específico para os pequenos deve ser sempre usado, pois são feitos especialmente para eles.

Produtos de beleza que podem ou não ser usados em crianças

Óleo de Banho
Não é proibido, mas é desnecessário. Alguns médicos autorizam o seu uso após os três meses de idade e numa quantidade bem pequena. Nos primeiros meses de vida do bebê o óleo é recomendado somente para limpeza do umbigo e para ajudar a retirar as caspinhas que formam no couro cabeludo.

Desodorante
Para as crianças não é indicado o uso de desodorantes e nem antitranspirantes, pois antes dos 10 anos de idade elas não possuem as glândulas responsáveis pelos odores nas axilas. Mesmo as versões de desodorantes sem álcool e sem perfume contêm substâncias que podem causar irritações na pele da criança, lembre-se que crianças têm a pele sensível e que não existe desodorante infantil.

Creme Hidratante
Esta liberado, mas somente os hidratantes específicos para criança. O seu uso é indicado quando a criança tem a pele muito seca, em dias frios onde o banho quente, o vento e a baixa temperatura causam mais ressecamento na pele.

Sabonete Infantil
Pode ser usado já nos primeiros dias de vida do bebê, o seu pH deve ser em torno de 5,5 que é bem próximo ao da nossa pele. Não há restrições para o produto que pode ser tanto em barra quanto liquido.

Gel de Cabelo
Não é indicado para bebês com menos de um ano, assim como também não é indicado usar diariamente e deve-se tomar cuidado com a quantidade que deve ser mínima e não exagerada. Saiba que, o uso contínuo do gel nos fios do cabelo pode aumentar o acúmulo de gordura no couro cabeludo e devido a isto pode causar coceiras, irritação e o ressecamento dos cabelos.

Protetor Solar
A partir dos 6º mês de vida já está liberado o uso do protetor, mas podem ser usados somente os protetores específicos para crianças (com o mínimo de filtros químicos em sua fórmula). O mais indicado é o fator 30 e deve ser reaplicados a cada 30 minutos, principalmente em dias muito quente quando a criança estiver em piscinas, praias ou parques onde fica muito tempo expostas ao sol.

Perfume
Os perfumes podem causar irritação na pele da criança por ser muito sensível, por este motivo evite ao máximo. Quando for usar dê preferência às opções feitas especialmente para crianças que não contenha álcool e nenhum corante, aplique o perfume infantil na roupa da criança, evite borrifar na pele.

Maquiagem
Evite usar a sua maquiagem na sua filha, o ideal é que as meninas usem produtos específicos para crianças e somente a partir dos sete anos de idade. A maquiagem normal pode causar infecções e alergia na pele das crianças.

Esmalte
O esmalte contém solventes em sua composição que são bastante alergênicas, portanto evite usar este produto antes dos sete anos de idade. Se tiver uma festinha, casamento, festa a fantasia e sua filha insistir em usar, procure por esmaltes específicos para criança evitando alergias com esmaltes comuns.

Xampu
Por ser um produto de uso diário deve ser usado somente o infantil, que são neutros e não causam alergias e irritações as crianças.

Condicionador
Seu uso é indicado somente a partir dos dois meses de idade em pequenas quantidades e somente nas pontas do fio, usar somente o infantil.

Mamães, os bebês têm um cheiro gostoso, diferente de qualquer outro cheirinho do mundo, um cheirinho natural. Seu filho vai crescer então aproveite esta fase da infância para curtir a criança dentro da sua casa, não tente fazer do seu filho um adulto antes da hora!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você