Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais exames e vacinas o bebê deve fazer na maternidade?

Quais exames e vacinas o bebê deve fazer na maternidade?
Comunidade Materna
ago. 30 - 2 min de leitura
000

 

Alguns exames e vacinas já são rotineiramente realizados nas maternidades, os cuidados com a saúde do bebê começam nos primeiros dias de vida por isso a realização de alguns exames é tão importante.

Exames feitos na maternidade

Exame do Pezinho – é feito uma coleta de sangue do pezinho do bebê para realizar exames de fenilcetonúria e hipotireoidismo, este exame precisa ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê, tem como objetivo detectar doenças antes que elas apareçam, possibilitando iniciar desde cedo o tratamento correto. Há ainda outros tipos de testes para verificar a presença de doenças mais raras, mas este será recomendável pelo seu médico.

Teste da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal) – este teste detecta se o bebe ouve bem, deve ser realizado por volta do segundo ou terceiro dia de vida e é indolor.

Teste do Olhinho ou Reflexo Vermelho – este exame é feito pelo pediatra e consiste em observar os olhos do bebê com a luz especial do oftalmoscópio. Este exame é muito importante para identificar bebês com catarata congênita ou outras doenças oculares.

Vacinas feitas na maternidade

A carteira de vacinação do bebê começa a ser preenchida na maternidade, muitas vacinas serão aplicadas no primeiro ano de vida da criança e é fundamental para a saúde seguir corretamente as indicações de cada vacina.

Duas vacinas devem ser aplicadas ainda na maternidade;

BCG (contra tuberculose)

Hepatite B

A Vacina BCG é uma dose única e é aplicada no braço direito do bebê, normalmente após um mês da aplicação aparece uma feridinha no local, conhecida como "pega vacinal", essa feridinha pode ficar inflamada e até com um pouco de pus é importante lavar apenas com água e sabão durante o banho e NUNCA espremer ou usar qualquer pomada sem orientação médica.

Nunca deixe de vacinar seu filho!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você