Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais cuidados você deve ter para montar o quarto do bebê?

Quais cuidados você deve ter para montar o quarto do bebê?
Comunidade Materna
jul. 19 - 4 min de leitura
000

Existe tarefa mais gostosa do que preparar o quarto de um bebê? Não tem nada mais prazeroso do que preparar cada detalhe, escolher as cores da parede, os enfeites, o bercinho, a cômoda, o trocador... tudo carinhosamente pensado para a espera do mais novo membro da família, um ser tão pequenininho que está a caminho mas que antes mesmo da sua chegada já começa a transformar e a mudar a vida da mamãe e do papai.

Ahh... falando assim parece tudo muito fácil né? Mas no meio do caminho vão surgindo dúvidas, afinal toda mãe quer um quarto lindo, confortável e principalmente seguro ao bebê, vamos ver alguns cuidados que fazem muita diferença para a montagem do quarto do bebê.

Dicas e Cuidados para Montar o Quarto do Bebê:

  • O quarto do bebê deve ser bem arejado e que bata o sol ou na parte da manhã ou na parte da tarde, para diminuir a umidade do ambiente e evitar mofos.
  • Tome cuidado com alguns itens da decoração que acumulem pó como tapetes, cortinas e pelúcias, isto não quer dizer que você não possa colocar no quarto do bebê, pode sim, mas procure por itens que sejam fáceis de lavar assim você poderá fazer a manutenção com mais frequência e evitar o acumulo de poeira.
  • Os três móveis indispensáveis para o quarto do bebê; o berço é claro, um trocador que muitas vezes é montado em cima da cômoda do bebê e uma poltrona confortável para a amamentação. Escolha móveis que possam ser facilmente higienizados.
  • O berço do bebê é o principal móvel na montagem do quarto e é preciso tomar alguns cuidados na hora da escolha pois precisa oferecer segurança para a criança. Veja alguns detalhes para reforçar a segurança.

Dicas para escolher o berço do bebê:

  1. O estrado deve ser firme, evite que o estrado seja vazado, dê preferência ao modelos que são uma peça inteira de madeira e que também tenham a altura ajustável.
  2. As grades devem ser arredondadas, com uma distância de 4 a 6 centímetros entre elas e com uma altura mínima de 60 cm à partir do colchão.
  3. A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda que a densidade do colchão seja D18, ou seja, o colchão é mais para o duro.
  4. É muito importante que o colchão preencha o espaço interno do berço por completo, isto quer dizer, fique totalmente ajustado ao tamanho do berço, sem sobras de espaço entre o berço e o colchão para evitar acidentes.
  5. Não coloque o berço debaixo da janela do quarto, mesmo que ela esteja protegida por telas de segurança.
  6. O espaço dentro do berço é somente do bebê, evite colocar babás eletrônicas, protetores, brinquedos, almofadas... em dias muito frio vista o bebê com roupas quentinhas adequadas a temperatura se preciso use um saco de dormir e evite as cobertas pesadas.
  7. O móbile de berço pode ser usado, mas é preciso ter certeza de que está bem preso e fora do alcance do bebê. O móbile é para ser visto e ouvido, quando o bebê já conseguir alcança-lo é hora de retirar o móbile, (Os móbiles podem ser usados até o sétimo mês do bebê).
  8. É importante ter um mosquiteiro no berço, os mosquiteiros são a melhor forma de proteção para evitar que entre quaisquer tipos de insetos dentro do berço.

Com alguns cuidados é possível deixar o quartinho do bebê lindo, seguro e aconchegante!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você