Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais as vacinas devem ser tomadas nos primeiros anos de vida?

Quais as vacinas devem ser tomadas nos primeiros anos de vida?
Comunidade Materna
dez. 31 - 3 min de leitura
000

As duas primeiras vacinas que o bebê recebe são a BCG (para combater a tuberculose) e Hepatite B, as duas são aplicadas ainda na maternidade.

A Vacina BCG é uma dose única e é aplicada no braço direito do bebê, normalmente após um mês da aplicação aparece uma feridinha no local, conhecida como "pega vacinal", essa feridinha pode ficar inflamada e até com um pouco de pus é importante lavar apenas com água e sabão durante o banho e NUNCA espremer ou usar qualquer pomada sem orientação médica.

Aos dois meses de idade o bebê deve receber duas injeções com as seguintes vacinas: contra difteria, coqueluche, tétano, hepatite B (segunda dose), paralisia infantil, e contra duas bactérias graves responsáveis por quadros de pneumonia e meningite em bebês: haemophilus influenzae e pneumococos. Além dessas o bebê recebe a gotinha oral contra alguns tipos de rotavírus.

Aos três meses o bebê recebe a vacina contra um tipo gravíssimo de meningite e a partir daí deve fazer os reforços mensalmente até os seis meses de idade.

IMPORTANTE

EVITE DAR LEITE PARA A CRIANÇA UM POUCO ANTES E UM POUCO DEPOIS DAS VACINAS. A CRIANÇA PODE VOMITAR E ATRAPALHAR A ABSORÇÃO DA VACINA ORAL CONTRA O ROTAVÍRUS.

É normal ter febre após as vacinas?

Não são todos os bebês que apresentam reações, a febre é uma reação muito comum, normalmente é menor que 39°C e pode acontecer até 48 horas após a aplicação da vacina. Geralmente cede com o uso de antitérmicos prescritos pelo pediatra. ATENÇÃO mamães nunca medique seu filho sem orientação médica.

Alguma criança não pode receber a vacina?

Somente em situações muito especiais a vacina não pode ser administrada, por exemplo, crianças que tenham algum tipo de imuno depressão e que, por isso, não conseguem produzir anticorpos necessários para a proteção.

Quando a vacina deve ser adiada?

Quando o bebê nasce com alguma lesão no braço direito, neste caso é melhor esperar para aplicar a BCG.

Quando a criança no dia da vacinação apresentar um processo infeccioso com febre.

Caso a criança tenha ficado internada e recebido sangue ou hemoderivados até duas semanas antes da data de administração da vacina.

Se a criança estiver com vômito e diarreia, deve-se adiar a vacina oral contra o rotavírus.

As vacinas são um grande avanço da medicina na prevenção contra doenças que antes eram responsáveis por mortes ou sequelas gravíssimas como a paralisia infantil e alguns tipos de meningites.

Siga corretamente o calendário de vacinação infantil, ofereça ao seu filho uma vida saudável. Nunca deixe de vacinar seu filho!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você