Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Principais causas de catarro e nariz entupido em bebês

Principais causas de catarro e nariz entupido em bebês
Comunidade Materna
ago. 1 - 3 min de leitura
000

Muitos bebês têm logo nos primeiros anos de vida o nariz entupido ou obstruído, e isto consequentemente prejudica o seu sono, pois é difícil para qualquer pessoa, e ainda mais para eles, ficar respirando pela boca.

Além de dormir de boca aberta, pois o nariz está trancado, eles podem fazer um som mais alto de respiração e até roncar. 

Dormindo mal, eles podem ter dificuldades em crescer, pois a ação do hormônio do crescimento é potencializada durante o sono. 

Pode também prejudicar a mamada, pois eles tendem a respirar pela boca e consequentemente não terão folego para mamar e respirar ao mesmo tempo. 

Por isto, muitos pais ficam angustiados quando seus bebês tem o nariz trancado. 

Causas de nariz entupido em bebê

Existem várias causas, desde presença de um corpo estranho introduzido no nariz (feijão, brinquedo pequeno, espuma de travesseiros, etc) , como também uma hipertrofia de adenoide que é a famosa carne esponjosa em crianças. 

Mas, uma dúvida que os pais sempre tem é se a criança pequena tem rinite, pois além de estar com o nariz entupido, ela apresenta secreção nasal, ora clarinha e outras vezes amarelada. 

Mas então, existe rinite em bebê? 

Geralmente, aquela secreção nasal, pode ser uma rinite sim, mas se o bebê for muito novinho, não dá para precisar se é uma rinite alérgica ou não, pois se ele tiver abaixo de 4-5 anos de idade, os exames que investigam uma alergia, podem não ser totalmente conclusivos, devido à imaturidade do sistema imune da criança. 

Quais as causas de secreção nasal em bebês? 

Além da rinite, outra possibilidade de secreção nasal em bebês é o refluxo gastro - esofágico, como por exemplo o refluxo do leite após as mamadas., pois, tanto o ácido gástrico como qualquer outro conteúdo que deveria estar no estômago (leite, frutas, papinhas, etc), não deveriam estar na região nasal. 

Acontecendo isto, a mucosa do nariz inflamará, consequentemente provocando uma secreção nasal e o nariz entupirá. 

Se perceberem que o bebê tem refluxo, devem procurar um pediatra e/ou um gastroenterologista pediátrico para melhor avaliação do quadro. 

Esta secreção nasal proveniente do refluxo pode ocasionar outros problemas no bebê? 

Esta secreção nasal ou simplesmente aquele catarro do nariz do bebê que nunca melhora, que já foi feito vários tratamentos tanto de medicações via oral ou sprays nasais, deve ser levantado a hipótese do refluxo. O conteúdo deste refluxo gástrico pode ir para o ouvido e ocasionar as temidas otites em crianças, que são as dores de ouvido que muitas vezes dão febre e pode escorrer pus pelos ouvidos. 

No vídeo abaixo, explico melhor sobre estas situações de causas de rinite em bebês:

 

Dr. Paulo Mendes é médico otorrinolaringologista, trabalha no Centro da Rinite e Alergia do Hospital IPO/Curitiba-PR com enfoque no tratamento de doenças agudas e crônicas da área de ouvido, nariz e garganta!​

www.drpaulomendesjrotorrino.com.br
Facebook /drpaulomendesjrotorrinocuritiba
YouTube Dr. Paulo Mendes Jr
E-mail: drpaulomendesjrotorrino@gmail.com

CRA - Centro de Rinite e Alergia - Hospital IPO 
Av República Argentina, 2069 - Água Verde - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3093-9796 | 3314-1500

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você