Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pote da Calma – Como fazer e como funciona?

Pote da Calma – Como fazer e como funciona?
Comunidade Materna
nov. 25 - 3 min de leitura
000

pote da calma é um instrumento criado tendo como inspiração o método Montessoriano de Maria Montessori, que propõe a construção de um ambiente de aprendizado mais criativo.

O pote consiste de uma garrafa ou vidro com água, corante e glitter que tem como objetivo distrair e acalmar as crianças depois de uma briga, choro ou birra.

A ideia é simples, mas a efetividade é comprovada. O efeito chama a atenção dos pequenos, tirando o foco do turbilhão de emoções, e dá uma chance para que eles respirem e se acalmem. Depois que a tristeza ou raiva estão amenizados, fica mais fácil para a criança se expressar, dialogar com o adulto e explicar o que está sentindo e o que a fez se sentir assim.

A importância do diálogo com a criança em momentos de descontroles emocionais já foi comprovada pela psicologia. A prática é indispensável para que a criança aprenda a lidar com frustrações e desenvolva uma boa competência emocional. Além disso, o movimento do glitter na água estimula a criatividade e a atenção.

Foram realizados alguns estudos sobre o método, e os resultados mostram que o pote da calma ajuda as crianças a organizar os pensamentos e a manter o foco.

Crianças ainda estão aprendendo a lidar com suas emoções, e muitas vezes raiva e tristeza são difíceis de expressar de forma saudável. O método propõe essa alternativa lúdica para o famoso “respirar fundo e contar a até dez”.

O pote é fácil e barato de ser feito e pode ser uma atividade conjunta entre os pais e as crianças. Seu filho pode te ajudar a escolher as cores e decorações. Não deixe de explicar o objetivo do pote durante a confecção. Quando a criança sabe que aquele pote foi feito especialmente para ajudá-la a lidar com seus sentimentos, funciona melhor ainda.

Como fazer o pote da calma

Você pode usar várias combinações de glitter, lantejoulas e outras decorações de plástico leve. Use essas instruções como base e aproveite para estimular a imaginação do pequeno.

Itens que você vai precisar: 

  • 1 pote de vidro ou 1 garrafa plástica (com tampa e que não vaze)
  • 1 ou 2 colheres de sopa de cola com glitter.
  • 2 ou 4 colheres de chá de purpurina.
  • 1 gota de corante  alimentício.
  • Água quente.

Preparo: 

  1. Despeje no pote a água quente e a cola glitter. Misture até que a cola se desmanche. Não esqueça de deixar um pouco de espaço vazio no pote para conseguir movimentar a água depois.
  2. Acrescente a purpurina e outras decorações escolhidas e misture novamente.
  3. Por fim, coloque uma gota de corante alimentício e feche bem o pote.

Se você preferir, pode selar a tampa com cola quente ou de artesanato por segurança. Afinal, não queremos isso vazando pela casa e, muito menos que as crianças bebam o líquido.

O pote está pronto!

Você pode também criar vários potes, um para cada emoção. Quando a criança precisar se acalmar, oriente que ela escolha o pote (ou potes) que melhor explicam o que ela está sentido agora.

Dessa forma, a criança pode também aprender a nomear e entender seus sentimentos. Vamos lá? Mão na massa!

Abraços,
Amanda R. Comicio - psicológa e educadora.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você