Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Posições para dormir bem na gravidez

Posições para dormir bem na gravidez
Comunidade Materna
abr. 18 - 3 min de leitura
000

É bastante comum durante a gravidez que algumas mulheres sintam desconfortos na hora de dormir. As últimas semanas da gravidez podem ser ainda mais incômodas. É fato que com o aumento de peso e da barriga, é preciso encontrar posições confortáveis e saudáveis, para poder descansar melhor. Você já encontrou as suas posições para dormir na gravidez? Confira algumas dicas!

Como dormir bem na gravidez?

Com o aumento de peso e da barriga, muitas atividades corriqueiras ficam mais complicadas, principalmente mais no final da gravidez e dormir é uma delas. É comum as grávidas terem dores musculares em diferentes partes do corpo, dores nas costas, inchaços por retenção de líquido – e tudo isso pode fazer da sua noite de sono um inferno. Para a gestante que passa por este problema, a solução é bem mais simples do que se imagina.

Especialistas em fisioterapia recomendam que a mulher grávida use um travesseiro sob a barriga, pois isso deixará as costas alinhadas, e outro travesseiro entre os joelhos, semiflexionados. O conforto e bem-estar é imediato. Escolha ainda roupas de cama confortáveis e macias, que deixem transpirar, um colchão na densidade adequada, bem como travesseiros macios e firmes. O ambiente deve estar sem muita claridade e a temperatura deve variar entre 21º C e 25º C.

Outra dica muito importante é não comer antes de se deitar, espere pelo menos um prazo de uma hora antes de dormir, pois assim o corpo pode fazer a digestão, além disso, é importante escolher alimentos leves e não ácidos antes de dormir. Fazer exercícios físicos leves mesmo durante a gravidez, é essencial para ativar a circulação e faz a pessoa dormir melhor à noite.

Diferentemente do que muitos pensam, a famosa sonequinha de cerca de trinta minutos depois do almoço não atrapalha o sono noturno e ainda ajuda muito a gestante a descansar o corpo.

Escolha as melhores posições para dormir na gravidez

Além de todos estes cuidados, a escolha da posição para dormir faz toda a diferença no bem-estar da mulher grávida. Vejamos algumas das melhores posições para as gestantes garantirem um boa noite de sono:

Primeira metade da gravidez - Nesta fase, a gestante pode dormir de barriga para cima, já que nos últimos meses de gestação está posição se torna um pouco mais complicada, pois pode comprimir a veia cava pelo útero. Outra posição interessante nesta primeira parte da gravidez é dormir de bruços – esta posição não oferece risco para o bebê e deixa as costas livres, sem pressão. Já nos últimos meses, fica mais difícil devido a barriga.

Segunda fase da gravidez - A melhor posição para a gestante na segunda fase da gravidez – e até mesmo nos demais meses - é dormir virada para o lado esquerdo, pois prioriza a circulação de sangue entre a mãe e o feto, deixando o bebê menos agitado. Utilize um travesseiro sob a barriga e outro entre as pernas flexionadas, como citamos acima. É conforto na certa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você