Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pós-parto: quanto tempo depois podemos fazer exercícios?

Pós-parto: quanto tempo depois podemos fazer exercícios?
Comunidade Materna
jul. 3 - 5 min de leitura
000

A gravidez é um período no qual o corpo da mulher passa por diversas mudanças e é comum que ela queira recuperar o corpo que tinha o quanto antes. O fato é que praticar exercícios no pós-parto ainda gera uma grande dúvida e divide opiniões.

Isso por que é importante lembrar, por exemplo, que as mulheres que exageram na quantidade de atividades físicas no pós-parto têm mais chance de diminuir a lactação, prejudicando diretamente a alimentação do recém-nascido. Sendo assim, é importante ficar atenta às dicas e sempre contar com a ajuda de um profissional. 

Mas então, não pode fazer exercício no pós-parto?

Claro que pode e deve fazer exercício pois isso ajuda o corpo a se recuperar. Entretanto, o segredo de tudo está na moderação e no bom senso, respeitando os limites e as condições do corpo.

No caso de parto normal, por exemplo, a recuperação é mais rápida e a mulher pode voltar a fazer exercícios em 15 dias. Claro que cada caso é único e, por isso, é fundamental contar com a orientação do seu médico.

O fato é que normalmente o obstetra costuma liberar atividades mais leves como alongamento, pilates, ioga, caminhada, musculação leve. Mas, isso só vale se tudo correu bem durante a gestação e o pós-parto foi sem nenhuma complicação.

Outro fato importante de ser dito é que quem já praticava exercícios físicos durante a gravidez, poderá retornar mais rapidamente à prática em caso de parto normal.

Já no caso de parto por cesariana, no qual a recuperação se dá mais lentamente, fazer atividades físicas leves e que não forcem a musculatura do abdômen só serão permitidas um mês após a cirurgia. Dependendo de cada paciente e sua recuperação no pós-parto de cesárea, a média é de 40 a 60 dias para que possa voltar a fazer outros exercícios como o pilates, corrida, ginástica localizada e musculação leve.

Um alerta que vale para ambos os casos, seja parto normal ou cesárea, é que não são indicados exercícios na água, tais como hidroginástica e natação, antes da liberação do médico responsável. Isso porque existe a possibilidade de infecção se o colo do útero não estiver bem fechado, o que geralmente ocorre até 30 a 45 dias pós-parto.

Sendo assim, seja qual for o tipo de parto, é importante observar o período de repouso e, quando iniciar as atividades físicas, combinar aeróbicas com aquelas que fortalecem o abdômen, pois trabalhando a região abdominal, há mais chance de que sua barriguinha volte ao normal.

Praticar exercícios físicos depois da gestação pode ser mais simples do que parece. Aqui vão algumas dicas para você ficar em forma muito antes do que você imagina.

Movimentar-se é importante nesta fase!

Entenda que é possível fazer exercícios antes, durante e depois da gravidez. Desde que isso seja feito dentro dos limites estipulado pelo médico, a prática será de grande benefício tanto para as mamães quanto para seus bebês.

Isso porque vale lembrar que fazer exercícios pode evitar uma série de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, dores no corpo etc. Além disso, os exercícios também podem trazer mais disposição, algo que será muito necessário nessa nova etapa como mamãe. Outro benefício é que pode melhorar o sono e aliviar a ansiedade e o estresse. 

Respeite o seu corpo e lhe dê o tempo necessário!

Durante a gestação ocorrem muitas modificações no corpo da mulher. É necessário que seu corpo retorne ao que era antes da gravidez e se recupere da gestação para que você possa pegar pesado nos exercícios.

Ainda tem mais o fato de que você vai estar incluindo um bebê na sua rotina diária e muitas vezes demora um pouco até que tudo se encaixe. Então, é preciso paciência pois ainda não é hora de cometer exageros, principalmente para quem teve parto de cesariana.

Lembre-se que essa é só uma fase e que, normalmente, não leva mais de 90 dias para que o corpo já esteja pronto para voltar à rotina de exercícios que tinha antes da gravidez.

Amamentar queima calorias, você sabia?

Acredite, é isso mesmo! Pode até parecer que você só está ali parada e estática, apenas com seu bebe no colo amamentando, mas a verdade é que você está queimando calorias.  Como já foi dito, este é um dos motivos para não exagerar nos exercícios pois pode comprometer a produção de leite.

Para isso o segredo é observar a postura durante a amamentação. Para isso, leve o bebê até seu peito, e não o contrário, use almofadas para as costas e apoio para os braços, mantendo as costas retas e o abdômen contraído.

Com esses simples detalhes você vai evitar dores nas costas e já vai fortalecendo sua musculatura.

Pronto! Agora você já sabe mais sobre fazer exercício no pós-parto!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você