Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Porque a rotina é tão importante para o sono da criança e como estabelece-la?

Porque a rotina é tão importante para o sono da criança e como estabelece-la?
Comunidade Materna
out. 28 - 4 min de leitura
000

Vamos falar de um assunto que muitas vezes tira o sono de muitas mães? Isso mesmo o assunto é sono e rotina!

Uma pesquisa realizada na Austrália revela que os 5 primeiros anos da criança são fundamentais para ajustar a rotina de descanso do seu filho.

Já outra pesquisa realizada sobre hábitos do sono, feita pela Universidade Queensland, na Austrália, analisou 2900 crianças entre 0 e 5 anos. Depois de passados 2 anos estas crianças foram novamente analisadas e a pesquisa constatou que a maioria delas, que tinham uma rotina desequilibrada, apresentavam mais probabilidade de desenvolver problemas de aprendizagem escolar e déficit de atenção. 

Uma parte importante disso é a rotina diária que contribui para que os pequenos possam ter um sono ajustado e usufruir de todos os seus benefícios.

Isso porque, quando a rotina não se faz presente nas tarefas diárias, dificilmente ela será respeitada no que diz respeito ao sono. Por isso, nada como ter uma boa rotina para que isso se reflita também em um sono regulado e proveitoso.

Porque a rotina é tão importante para o sono da criança e como estabelece-la

Sendo assim, veja 10 dicas que podem ajudar na criação de uma rotina na hora de dormir:

  1. Para a criança é importante manter uma certa estabilidade sobre o sono e sobre a alimentação. Isso vai dar a ela o entendimento do momento em que cada atividade deve ser feita, aumentando a sensação de estabilidade e segurança.
  2. À noite, quando escurece, naturalmente o organismo libera o hormônio do crescimento, chamado melatonina. Por isso os especialistas recomendam que o ideal é a criança ter a rotina de ir para a cama às 20:00hs, todos os dias.
  3. Crie uma rotina para que a criança entenda qual é a hora de desacelerar e de dormir. Com alguns hábitos bem simples, que tenham uma sequência de atividades e horários, a criança vai se adaptando até que isto se torna natural para ela, por exemplo: Tomar banho, colocar o pijama, escovar os dentes, deitar, ler uma história e etc.
  4. Diminua as luzes e, de preferência, diminua também os ruídos da casa, pelo menos aqueles mais próximos ao quarto da criança. Quanto mais tranquilo o ambiente, mais fácil será para a criança entender que é hora de dormir.
  5. Não desperte o bebê durante a noite para amamentar. Se ele não acordar por si só, deixe que durma. Se ele despertar, irá pedir para mamar. Vale lembrar que o indicado é sempre seguir a orientação do seu pediatra e existem alguns casos especiais.
  6. Na refeição da noite, dê a criança uma alimentação leve. Isto vai contribuir com a sua digestão e consequentemente permitirá que ela tenha um sono melhor.
  7. No caso de crianças maiores, que não usam mais fraldas, evite a ingestão de líquidos próximo ao horário de dormir. Isso vai evitar que a criança acorde durante a noite para ir ao banheiro. O ideal é que o líquido seja ingerido até 1 hora antes de dormir.
  8. O ideal é deixar o ambiente totalmente escuro para que a produção de melatonina não sofra interferência. Se isto não for possível, pois a criança sente medo, procure deixar uma luz bem discreta preferencialmente no tom azul.
  9. Aparelhos eletrônicos costumam agitar as crianças, dificultando a chegada do sono. Sendo assim, evite celular, tablet e televisão próximo da hora de dormir.
  10. Não mude a rotina da sua casa para que o seu bebê aprenda desde cedo a diferença entre os turnos. Durante o dia a casa deve se manter iluminada e não é necessário evitar barulhos de rotina, como visitas, conversas, aspirador de pó e telefone, mesmo que a criança esteja dormindo. Durante a noite, tudo deve manter-se mais calmo, silencioso e menos iluminado para diminuir o ritmo do organismo.

Pronto! Aproveite essas dicas e aposte na rotina pois ela é muito importante para o sono da criança. Boa sorte! 

 

Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você