Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que choram os bebês?

Por que choram os bebês?
Comunidade Materna
out. 25 - 3 min de leitura
000

Bebês choram, isso é um fato! Mas por que eles choram é uma pergunta que muitas mães fazem todos os dias.  Sabemos que os bebês são muito sensíveis. Sabemos que eles choram com razão quando estão com algum desconforto físico: sono, fome, fralda suja... mas e quando está tudo bem fisicamente, por que eles continuam chorando? Muitas mães veem me perguntar por que os bebês choram se estão bem alimentados e limpinhos?

Claro que não posso responder a essa pergunta. Os bebês por não terem a linguagem dependem da nossa interpretação. Alguns cuidadores ficam bons em interpretar os choros dos bebês quando se trata dos desconfortos. Mas e quando nada resolve? Você já fez o seu check list e nada funcionou. O bebê está sem nenhum problema aparente e continua chorando.  Já ouvi algumas mães chamando esse momento da hora da bruxa. Final de tarde, todos cansados, a mãe exausta e o bebê está inconsolável. A mãe que já está quase sem recursos se vê numa encruzilhada danada. Nada acalma esse bebê e ela já está no limite. O choro do bebê inconsolável vira um martírio para essa mãe. Quem nunca passou por isso?

Uma vez uma enfermeira nos Estados Unidos me deu uma explicação que me acalmou um pouco quando meu bebê tinha esses episódios de choro. Ela me contou que no final do dia os bebês entravam em um estado de desorganização por causa dos estímulos que tinham recebido durante o dia todo. Não vou dizer que resolveu o meu problema, o bebê continuava a chorar no final da tarde, mas eu tendo uma explicação de alguma forma fiquei mais tranquila e conseguia ter mais recursos para lidar com esse momento tão intenso.

A verdade é que até o bebê ter linguagem suficiente para expressar seu desconforto vamos sempre ficar refém das nossas interpretações. Algumas interpretações até vão funcionar e as coisas vão melhorando. Mas não podemos esquecer que o bebê humano já vem com  as angústias, sentimentos e emoções do ser humano.  E incluído numa história já tem toda uma carga emocional para dar conta. Às vezes o bebê precisa de menos interpretações, mais indagações e muito acolhimento. Por que choram os bebês? Nunca saberemos ao certo, mas podemos acolher como um ser humano que às vezes chora por ser humano.

Facebook /tania.n.haberkorn
WhatsApp (11) 98556-7025
E-mail: tanianhaber@gmail.com
Site: www.psicoflow.com.br


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você