Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os sete tipos de inteligência no desenvolvimento da criança.

Os sete tipos de inteligência no desenvolvimento da criança.
Comunidade Materna
out. 22 - 5 min de leitura
000

Você sabia que podemos ser inteligentes de muitas maneiras diferentes? Nós costumamos a prestar muita atenção nas habilidades lógicas e linguísticas quando falamos de crianças inteligentes, mas esses não são os únicos fatores importantes para o desenvolvimento.

Conforme a psicologia avançou como ciência, a ideia de que a inteligência podia ser facilmente medida foi ficando para trás. A teoria de Howard Gardner, psicólogo estadunidense, enxerga a inteligência de forma muito mais completa.

Durante o desenvolvimento das crianças, é normal que elas se destaquem mais em alguns tipos de inteligência e tenham maiores dificuldades em outros. Isso não significa que será assim sempre. Com muitos estímulos e paciência dos pais e educadores, qualquer inteligência poderá ser treinada e desenvolvida.

A seguir, conheça melhor os sete tipos de inteligência identificados por Gardner para entender melhor o desenvolvimento dos pequenos:

Inteligência Linguística

Essa inteligência representa a facilidade da criança para aprender palavras, tanto a falar quanto escrever. Além disso, crianças com alta inteligência linguística terão mais facilidade para se expressar, aprender línguas estrangeiras e entender regras gramaticais.

Para estimular o desenvolvimento dessa inteligência nos seus filhos, use jogos que envolvam palavras, como forca, palavras-cruzadas e blocos de letras. Outra ótima forma de estimular as crianças é com a leitura frequente de livros de historinhas. Além de ajudar a criança a construir vocabulários, estimula a criatividade e o gosto pela atividade.

Falando em aumentar o vocabulário, a partir da alfabetização você pode fazer o seguinte jogo com a criança: a palavra do dia. Escolha uma palavra nova por dia e estimule a criança a encontrar o significado dela sozinha. No final do dia, discuta com ela o que foi aprendido e ajude explicando caso ela não tenha conseguido.

Inteligência Lógica

Aqui entram as capacidades relacionadas à memória, solução de problemas e operações matemáticas. É muito comum que em escolas, esse seja o único tipo de inteligência valorizada, infelizmente. Crianças com facilidade nesse tipo de inteligência resolverão problemas com facilidade e podem impressionar os adultos com racionalização de regras.

Para estimular a criança a desenvolver mais esse tipo de inteligência, utilize jogos de memória e matemática. Existem aplicativos que estimulam as crianças a resolver contas simples para avançar no jogo, por exemplo. Outras ótimas opções são as brincadeiras que coloquem as crianças no papel de vendedores ou professores.

Inteligência Motora

Inteligência Motora

Essa inteligência se refere à coordenação motora da criança. Em geral, suas habilidades para esportes e danças. Crianças com facilidades na inteligência motora têm boa noção de espaços, um ótimo controle sobre o corpo e costumam a aprender a sentar, engatinhar e andar bem cedo.

Para estimular essa inteligência, nada como fazer a criança se movimentar. A prática de esportes infantis traz inúmeros benefícios para a saúde dos pequenos, além de melhorar a coordenação e controle corporal. Se quiser estimular em casa, abuse das brincadeiras como bola e peteca e de atividades ao ar livre como andar de bicicleta.

 

Inteligência Espacial

Inteligência Espacial

Essa inteligência está relacionada com a capacidade de compreender e imaginar espaços 2D e 3D. Crianças com essas facilidades apresentam ótima capacidade de abstração e provavelmente vão adorar brincadeiras como caixa-encaixa e desenhos desde cedo. Serão futuros adultos talentosos com artes gráficas e leitura de mapas.

Para estimular essas habilidades, utilize jogos que ensinem formas, cores e espaço. Estimular a criança a desenhar vai desenvolver essa inteligência também, além da criatividade.

 

Inteligência Musical

Inteligência Musical

Esse é um dos tipos mais raros de inteligência. Crianças com grande inteligência musical apresentam facilidade para reconhecer notas e padrões musicais. Essas crianças vão adorar os brinquedos musicais desde cedo e possuir um senso natural de ritmo.

Para estimular essa inteligência, use jogos que incentivem a criança a cantar. Outra forma, para as crianças mais velhas, são as aulas de instrumentos musicais. Além de desenvolver a criatividade, tocar instrumentos desde criança ajuda a desenvolver um melhor controle emocional.

 

Inteligência Interpessoal

Inteligência Interpessoal

Essa inteligência está ligada à forma com que a criança se relaciona com os outros. Crianças com uma grande inteligência interpessoal são populares e tem muita facilidade de fazer amigos. Isso porque elas captam e compreendem os sentimentos das outras pessoas e possuem muita empatia. Serão os futuros líderes!

Para estimular essa inteligência, converse sempre com a criança e explique os sentimentos dos outros. Brincadeiras e jogos que estimulam a cooperação entre uma equipe também são ótimos!

 

Inteligência Intrapessoal

Esse tipo raro de inteligência diz respeito à capacidade de introspecção e entendimento dos próprios sentimentos. Está diretamente ligada ao controle emocional e personalidade. Crianças que possuem esse tipo de inteligência entendem muito bem como se sentem e porque.

Para estimular isso nos seus filhos, incentive que eles falem sobre o que estão sentido quando ficam nervosos ou frustrados.

Agora que você sabe todo o potencial que existe nas crianças, basta identificar as facilidades e ajudá-los com as dificuldades. Lembre-se: Toda criança é inteligente à sua maneira.

 

Abraços, Amanda R. Comicio - Psicóloga e educadora.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você