Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que fazer quando a febre aparece?

O que fazer quando a febre aparece?
Comunidade Materna
out. 1 - 2 min de leitura
000

 

Seja qual for a indisposição dos nossos filhos, é sempre motivo para ficarmos com o coração apertado, não é mesmo? Mas, há situações que precisamos manter a calma para agir, como por exemplo, quando a febre aparece.

Segundo especialistas, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Também não é necessariamente um mal. Nas infecções, por exemplo, ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente agressor. Os médicos consideram febre mesmo temperaturas acima de 37,5 graus (para alguns médicos, pode ser acima de 37,8). Entre 37 e 37,5 graus, a criança está subfebril, ou com uma febrícula.

Como baixar a febre?

Durante a febre, mantenha a criança vestida com as roupas adequadas para a temperatura ambiente. O ideal é não estar muito agasalhado e nem pouco. Com paciência, ajude-o a ingerir bastante líquido. Pois, uma criança com febre pode ficar desidratada só pela transpiração, mesmo que não esteja com diarreia ou vômitos.

Se preferir, você também pode dar um banho morno. Após medicar espere cerca de 40 minutos para dar, porque é melhor baixar a temperatura aos poucos que muito rápido.  Nunca use álcool, nem no banho nem em compressas (como se fazia antigamente).

O que é a convulsão febril?

É quando a temperatura da criança sobe muito rápido, e com isso pode acontecer a convulsão. Normalmente a pessoa fica pálida, os músculos ficam rígidos, e às vezes perde a consciência. A convulsão febril assusta muito, mas não costuma deixar nenhuma sequela.

Apesar de não ser algo grave, a febre pode preocupar muito, por isso nunca deixe de consultar um médico de confiança ou ir até um pronto socorro mais próximo. O importante  é estar tranquilo e confiante para realizar todos os cuidados que o seu pequeno ou pequena precisar.

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você