Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é um bebê chiador?

O que é um bebê chiador?
Comunidade Materna
jul. 25 - 4 min de leitura
000

Você sabe o que é um bebê chiador? Já ouviu falar dessa condição? Está aflita para saber se seu bebê é um bebê chiador? Então vamos entender o que é um bebê chiador, como reconhecer se seu filho apresenta esse problema e o que fazer para tratar desse mal.

O bebê chiador é uma condição de saúde, chamada de "Síndrome do Bebê Chiador". Esse nome se dá pelo fato do bebê acometido por ela apresentar um sonoro chiado no peito, entre outros sintomas.

Ela ocorre em bebês que possuem até 24 meses de idade. Geralmente esse chiado é percebido pelos pais que, ao notarem esse sintoma, devem levar a criança ao médico o quanto antes. Se a síndrome for diagnosticada, o médico irá recomendar um tratamento adequado de acordo com cada caso.

Toda criança de até 1 ano de vida pode contrair essa doença, sobretudo em épocas e momentos mais frios ou quando frequentam creches e afins. Se os pais da criança fumam, isso pode provocar a síndrome também. Crianças até 5 anos também podem ter a doença, mas ela é bem mais comum em crianças que são mais novas ou bebês prematuros.

Sintomas, causas e diagnóstico do bebê chiador

É importante dizer que bebês que tiveram alguma doença respiratória prévia, apresentaram chiados, mas esses chiados permaneceram mesmo após a cura da doença ou então voltaram a acontecer, trata-se de um bebê chiador.

Se um bebê teve bronquiolite, por exemplo ou tem asma, é bem possível que ele possa ter essa síndrome dos chiados.

Para definir se um bebê que apresenta chiados no peito se trata na verdade de um bebê chiador, é preciso prestar atenção em duas coisas:

  1. Se o bebê apresentou ter chiados por mais de 3 vezes, é um alerta de que ele pode ser um bebê chiador;
  2. Se os chiados ocorrem de maneira contínua e durarem mais de 30 dias, sem interrupções e nem melhoras, ele está com a síndrome do bebê chiador.

Os momentos de crises dos chiados são comumente provocados por doenças causadas por vírus, como gripes e resfriados, quando a temperatura muda repentinamente ou ainda quando a criança tem algum contato com agentes alergógeno.

 Além dessas possíveis origens, crianças que ficam expostas a fumaça do cigarro também podem contrair a doença. Poluição, genética, prematuridade, alergias (poeira, sujeiras, ácaros, fragmentos de insetos, pelos de animais, etc.) são outros causadores dessa condição nos pequeninos.

O principal sintoma desse problema é obviamente os chiados no peito. É preciso não confundir esse sibilo, esse chiado no peito com aquele barulho que eventualmente os pulmões fazem quando estão cheios de secreção.

Além dos famigerados chiados, outros sintomas comuns são:

  • Tosse;
  • Falta de ar;
  • Desconforto no peito;
  • Desconforto na respiração;
  • Cansaço

Tratamentos para o bebê chiador

Existem diversas formas de se tratar um bebê chiador. Tudo vai depender do paciente em si e como funcionam suas crises. Se as crises forem amenas, o médico e os pais devem apenas acompanhar o andamento das coisas. Em casos de crises mais intensas e frequentes, o melhor a se fazer é evitar que elas ocorram.

Para prevenir a ocorrência de crises da síndrome do bebê chiador, deve-se ministrar corticoide inalatórios ou ainda remédio oral, para que a inflamação dos pulmões diminua. Como cada remédio é de um jeito e os efeitos colaterais são diversos, nunca deve se medicar a criança por conta própria, mas apenas por prescrição médica e com o acompanhamento do mesmo.

Livrando-se da síndrome do bebê chiador

Se você estiver desconfiada que seu bebê é um bebê chiador, procure um médico o quanto antes e de início ao tratamento. Isso evita que o quadro se agrave e seu bebê sibile menos.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você