Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é teste do olhinho?

O que é teste do olhinho?
Comunidade Materna
ago. 15 - 2 min de leitura
000

teste do olhinho, também conhecido com teste do reflexo vermelho é um exame que permite diagnosticar precocemente doenças na visão do bebê como catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações intraoculares ou hemorragias intravítreas.  O exame pode evitar 80% dos casos de cegueira.

Teste do Olhinho

Este é um exame realizado na maternidade pelo pediatra leva em média cinco minutos e é totalmente indolor, com um oftalmoscópio (aparelho similar a uma lanterna), que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. Se o reflexo tiver tonalidade vermelha significa que as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é preciso encaminhar ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.

Assim como o bebê aprende a falar, engatinhar, andar, sorrir, também vai aprender a enxergar por isso a estrutura ocular da criança não pode ter problemas, sendo assim o diagnóstico precoce possibilita iniciar um tratamento e garantir a saúde ocular da criança.

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) desde junho de 2010 o pagamento do “Teste do Olhinho” passou a ser obrigatório por todos os planos de saúde.

Ainda na gestação, informe-se se a maternidade irá realizar o teste do olhinho no seu bebê. Caso não seja feito logo após o nascimento, informe-se com o pediatra onde ele pode ser realizado.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você