Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é teste da orelhinha?

O que é teste da orelhinha?
Comunidade Materna
ago. 20 - 2 min de leitura
000

O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame simples e indolor que tem como finalidade saber se esta tudo bem com a audição do seu bebê. Ainda na maternidade, entre o segundo e terceiro dia de vida é realizado este exame.

Como é feito o teste da orelhinha?

O que é teste da orelhinha?exame leva em média de cinco a dez minutos e normalmente é feito com o bebê dormindo, um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, pode ficar tranquila mamãe porque não incomoda, este aparelho produz um estímulo sonoro e através do retorno deste estímulo (eco) é feito um registro verificando se a cóclea (parte interna da orelha) esta normal, este método é conhecido como EOAs (Emissões Otoacústicas Evocadas) é realizado pelo médico ou por um fonoaudiólogo.

A realização do exame da orelhinha tornou se obrigatório desde 2010 (Lei Federal nº 12.303/2010) o que obriga todas as maternidades e hospitais a realizarem o exame, gratuitamente, em crianças nascidas em suas dependências.

Caso o seu bebê não tenha realizado o exame da orelhinha na maternidade ou hospital avise o pediatra logo na primeira consulta para que ele possa encaminhar o bebê para locais competentes que realizem o exame.

Este é um exame eficaz no sentido de prevenção e cuidados auditivos, visando o diagnóstico precoce de perda auditiva uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.

A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você